No Projeto Resenhando, o autor Rogério Bellini fala sobre a obra “Recursos metodológicos para contação de histórias Bíblicas na catequese infantil” | Paulus Editora

Notícias

24/09/2021

No Projeto Resenhando, o autor Rogério Bellini fala sobre a obra “Recursos metodológicos para contação de histórias Bíblicas na catequese infantil”

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Banner do Projeto Resenhando com o autor Rogério Bellini

“Contar histórias é partilhar experiências, nossas e de outrem.” Walter Benjamin

De forma dinâmica, o autor da PAULUS e catequista Rogério Bellini traz ao “Projeto Resenhando” as principais obras de sua autoria lançadas pela PAULUS Editora. O autor fala sobre a importância da contação de histórias no processo de evangelização na catequese para crianças, tema presente na obra “Recursos metodológicos para contação de histórias Bíblicas na catequese infantil”, um livro voltado para as narrações bíblicas.

A presente publicação revela a importância e a utilidade das histórias bíblicas contadas na catequese infantil para o desenvolvimento educativo da criança na fé. O livro propõe um modo criativo de evangelizar através de atividades lúdicas e do uso de materiais reciclados, mostrando para as crianças a importância da sustentabilidade. Para Bellini, uma contação de história deve ser interativa, visual, capaz de despertar emoções, utilizando palavras e recursos audiovisuais para transmitir um conteúdo e compartilhar conhecimento.

Contação de histórias como recurso para envolver as crianças

Segundo o autor, assim como as histórias da literatura infantil, as narrativas bíblicas são alegres, divertidas e despertam a curiosidade, o aprendizado e a interatividade das crianças. Bellini enfatiza que esta obra não é direcionada apenas para os catequistas, podendo ser utilizada por famílias inteiras, educadores, professores e interessados na arte de contar boas histórias.

Neste vídeo, o autor fala sobre o livro e apresenta alguns recursos lúdicos que servem como apoio durante os encontros e que ajudarão na transmissão da Palavra de Deus. O livro “Recursos metodológicos”, conta com os moldes para a produção dos recursos lúdicos conforme as sugestões de leitura.

Sobre o autor:

Rogério Bellini é graduado em Psicologia, com especialização em Pedagogia da Cooperação, é também catequista, escritor, compositor e contador de histórias. Atualmente dedica-se à Comissão de Animação Bíblico-catequética da Arquidiocese de Sorocaba-SP. Pela PAULUS Editora, publicou “Jogos e brincadeiras para a catequese”,  “Nas trilhas do coração – Via-sacra dos pequeninos” ,  “Adolescer em Cristo – Dinâmicas para animar encontros” e “Vamos rezar juntos?”.