No mês dedicado ao livro, a autora Mônica Guttmann fala sobre a importância do incentivo à leitura | Paulus Editora

Notícias

11/04/2018

No mês dedicado ao livro, a autora Mônica Guttmann fala sobre a importância do incentivo à leitura

Por Imprensa

A autora e psicoterapeuta Mônica Guttmann destaca a importância do livro na vida de crianças e adultos.

Aprender a ler um livro é aprender a pensar e sentir com mais sensibilidade, cuidado, arte, troca. (Mônica Guttmann)

O mês de abril reserva algumas datas para celebrar o livro: dia 2, temos o Dia Internacional do Livro Infantil; no dia 18, o Dia Nacional do Livro Infantil; por fim, no dia 23, comemoramos o Dia Internacional do Livro. Há mais de cem anos, a PAULUS vem trabalhando, por meio de suas publicações, para contribuir com a formação moral, intelectual, ética e religiosa do ser humano. São mais de 3 mil títulos publicados em seus diversos catálogos: bíblicos, acadêmicos, comunicação, psicologia, filosofia, infantojuvenil, entre outros, que possibilitam descobrir novas histórias e novas realidades.

A leitura permite sair do lugar comum, como mostra a história de Samuel, personagem de O Trem e outras histórias, de Mônica Guttmann. Samuel era um menino sonhador, que tinha uma amiga muito especial: uma árvore de sete galhos que só ele podia ver e com a qual mantinha um pacto de silêncio. O menino confiava tanto na árvore que fazia dela um refúgio! Além de Samuel, O Trem e outras histórias também nos apresenta a uma princesa que se apaixona por um ator plebeu. Neste mesmo livro, um bruxo ensina uma menina a se tornar mulher. Nesta e em outras leituras é possível imaginar, inventar, aprender e ensinar!

Para Mônica Guttmann, ler é ampliar a vida e a consciência do mundo interno e do mundo externo, tanto para crianças como para adultos. “Incentivar a criança para a leitura é contar para ela que a vida é muito mais do que aquilo que elas vivem e enxergam. Que existem muitas histórias dentro de uma vida e muitas vidas dentro das histórias”, diz Mônica.

Para Mônica, incentivar a criança a ler é dar a ela o presente da liberdade de sentir, escutar, expressar e criar. E a melhor forma de incentivar é dando o exemplo, gostando de ler e lendo. Seja por meio do livro virtual ou do físico, o importante é ajudar a criança a se encontrar com a leitura. Guttmann fala sobre o livro virtual, mas destaca sua relação e preferência pelo livro físico: “O livro físico estabelece uma relação mais afetiva e pessoal com o leitor. Fica com o cheiro, os amassados, o calor e a energia do leitor. Tocar um livro e folhear uma página é bem diferente do que ler uma tela e teclar uma letra. Mas a leitura virtual facilita a vida, seja financeiramente, seja possibilitando mais leituras. Tem o seu papel”, conclui a autora.

Mônica Guttmann é psicóloga formada pela PUC-SP, arte-educadora, arteterapeuta e escritora. Em seu consultório, Mônica atende, como psicoterapeuta e arteterapeuta, crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias. Em seu trabalho, ela oferece assessoria e supervisão para profissionais e instituições de saúde e educação. Além de ministrar palestras e cursos sobre criação literária, arteterapia, educação e psicologia no Brasil e no exterior, Mônica tem vários livros infantis publicados e escreve textos, artigos e crônicas em revistas e livros sobre arteterapia, psicologia e educação.