No Dia da Caridade, conheça as obras que falam sobre Santa Dulce dos Pobres e Santa Teresa de Calcutá | Paulus Editora

Notícias

18/07/2022

No Dia da Caridade, conheça as obras que falam sobre Santa Dulce dos Pobres e Santa Teresa de Calcutá

Por Imprensa

Há 56 anos, o Brasil celebra em 19 de julho o “Dia da Caridade”. Instituída através de um projeto de lei nº 5.063, a data tem como objetivo dar visibilidade para a promoção da solidariedade, cooperação e cuidado com o próximo.

Na Carta Encíclica “Deus caritas est”, escrita pelo Papa Bento XVI em seu primeiro ano de pontificado, o Papa emérito recorda: “Para a Igreja, a caridade não é uma espécie de atividade de assistência social que se poderia mesmo deixar a outros, mas pertence à sua natureza, é expressão irrenunciável da sua própria essência”. No documento, o Santo Padre reforça também o testemunho de muitos irmãos e irmãs que dedicaram sua vida em prol dos mais necessitados, sendo uma força viva da comunidade.


No Brasil, temos muitos exemplos de pessoas que viveram a caridade em sua plenitude. Uma delas é Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, que nasceu em 1914, na cidade de Salvador (BA) e ficou conhecida como Irmã Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia. Por sua vida dedicada ao próximo, Irmã Dulce foi beatificada em 2011, pelo Papa Bento XVI e, em 13 de outubro de 2019, foi canonizada pelo Papa Francisco, tornando-se a primeira santa brasileira. Outro nome que simboliza a caridade em todo o mundo é Santa Teresa de Calcutá, que nasceu em 1910, em Skopje, na Albânia e foi canonizada em setembro de 2016 pelo Papa Francisco.

Conheça a seguir alguns títulos da PAULUS Editora que falam sobre a vida e vocação destas duas grandes mulheres que dedicaram sua vida e vocação em prol do próximo.

Irmã Dulce – A santa brasileira que fez dos pobres a sua vida

 

 

Publicado pela PAULUS Editora, o livro reportagem “Irmã Dulce – A santa brasileira que fez dos pobres sua vida”, escrito pela jornalista Karla Maria, traz detalhes escondidos e íntimos da história de Irmã Dulce. A obra apresenta diversas narrativas, a partir do trabalho de apuração e de escuta atenta das testemunhas vivas que conviveram com a religiosa que dedicou sua vida a amar e a servir. Saiba mais.

 

 

Nos passos de Santa Dulce dos pobres

 

 

A obra “Nos Passos de Santa Dulce dos Pobres, o Anjo bom da Bahia”, escrita por Luiz Alexandre Solano Rossi, traz reflexões diárias sobre a vida da primeira santa brasileira para serem meditadas durante um mês. De acordo com o autor, a obra pode ser utilizada como um livro devocional para ler, meditar e rezar, antes de iniciar seu dia repleto de atividades ou ainda para finalizar seu dia. Saiba mais.

 

 

Viver a Caridade – Ensinamentos de Santa Dulce

 

 

O livreto “Viver a caridade – Ensinamentos de Santa Dulce dos pobres” deseja partilhar com todos os leitores o pensamento de Santa Dulce sobre a vivência da caridade, da qual ela foi exemplo fiel, revelando a todos que não é preciso de muito para amar e servir. Em julho de 2019, o papa Francisco anunciou sua canonização para 13 de outubro de 2019, tornando-se a primeira mulher brasileira nata a ser canonizada. Saiba mais.

 

Nos passos de Santa Teresa de Calcutá

 

Por meio de mensagens, orações e linguagem acessível, o autor Luiz Alexandre Solano Rossi convida o leitor a conhecer de perto a figura de Santa Teresa de Calcutá. A obra faz parte da coleção “Nos passos de…”, que apresenta um roteiro de 30 dias, a fim de que o leitor conheça e inspire-se com o exemplo desta grande santa. Saiba mais.

 

 

 

Madre Teresa – Tudo começou na minha terra

 

A PAULUS Editora apresenta a obra “Madre Teresa – Tudo começou na minha terra”, escrito por Cristina Siccardi, com a extraordinária vida da religiosa, suas raízes e família onde nasceu, na Escópia, atual Macedônia. O livro, que faz parte da coleção Biografias, descreve Madre Teresa como uma mulher de fé, esperança, caridade e de indizível coragem, com uma espiritualidade cristocêntrica e eucarística. Saiba mais.