Neste domingo, a Igreja celebra o 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos | Paulus Editora

Notícias

23/07/2021

Neste domingo, a Igreja celebra o 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Por Imprensa

No dia 26 de julho, a Igreja celebra a memória de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus. Por isso, no Brasil já é costume comemorar também o Dia dos Avós.

Neste ano, de modo especial, o Papa Francisco instituiu o 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a ser celebrado no 4º domingo do mês de julho. Para este primeiro ano, a mensagem do Papa teve como tema: “Eu estou contigo todos os dias”, recordando a passagem de Mt 28, 20, quando Jesus ressuscitado aparece aos discípulos na Galileia.

No texto, o Papa afirma estar solidário e próximo aos idosos, sobretudo neste tempo de pandemia, em que muitos idosos sofreram com a Covid-19 e com a solidão, por estarem afastados da família e dos amigos. No texto, o Santo Padre recorda que, segundo o evangelho apócrifo de São Tiago, Sant’Ana e São Joaquim também viveram provações, pois em idade avançada ainda não tinham filhos e, por isso, foram marginalizados da comunidade local.

Segundo o Pontífice, a vocação dos idosos é salvaguardar as raízes, transmitir a fé aos jovens e cuidar dos pequeninos, tendo como pilares os sonhos, a memória e a oração. “Sobretudo neste tempo tão difícil para a humanidade em que estamos – todos na mesma barca – a atravessar o mar tempestuoso da pandemia, a tua intercessão pelo mundo e pela Igreja não é vã, mas indica a todos a serena confiança de um porto seguro”, afirma Francisco.

Para celebrar a data, a PAULUS Editora indica títulos que abordam o cuidado e o respeito com os idosos. Como pede o Papa Francisco, que neste dia, em que a Igreja celebra a memória dos avós e dos idosos, a sociedade volte seu olhar para estas pessoas, oferecendo-lhes uma palavra de confiança e amizade.

Confira os títulos abaixo:

Bisaliques – eta bisa boa

“Bisaliques – eta bisa boa!”, de Tatiana Belinky, ilustrado por Claudia Scatamacchia, é uma homenagem às avós e bisavós. De forma bem humorada, a autora retrata a vida de uma bisavó que faz de tudo, mas tem que aturar um tal “condor” que vira e mexe aparece para tirar seu sossego. Mais do que um simples livro infantil, “Bisaliques” traz um texto bem construído, inteligente e estimulante. Saiba mais.

Três velhinhas tão velhinhas

 

Na obra “Três velhinhas tão velhinhas”, a autora Roseana Murray, de forma envolvente, conta a história destas senhoras, que vivem num casarão. A família das idosas estava de olho no terreno e queriam se livrar do trio, para poder ficar com o dinheiro. “Ao escrever a história usando três velhinhas, lembrei que em muitas famílias acontece de já brigarem pela herança antes dos familiares terem ido embora. E elas, as velhinhas, são tão lindas em seus afazeres, a família era muito insensível à beleza da vida delas”, relata a autora. Saiba mais.

Vovó Isaura

 

Fomentar a cultura e a literatura, contribuir com a educação e despertar o hábito de leitura são algumas das propostas de Alexsander Rezende, autor do livro “Vovó Isaura”, publicado pela PAULUS Editora. A obra faz parte da coleção “Diversão e consciência”. Na publicação, o autor conta a história de uma avó que faz de tudo para conquistar o coração de uma de suas netas. Saiba mais.

 

Terapia do envelhecer com sabedoria

Compondo a coleção Terapia, apresentamos o livro “Terapia do envelhecer com sabedoria”. O envelhecimento é um processo pelo qual todos passam. Podemos ver esta situação como cheia de perigos e declínios, ou repleta de promessas e possibilidades, afirma a autora Carol Ann Morrow. Nessas páginas, você encontrará sabedoria para ajudá-lo a descobrir o significado de seu envelhecimento – lições de força, longevidade e proveito. Você é velho só uma vez, diz o estimado Dr. Seuss. Faça valer a pena! Saiba mais.