Morre o artista sacro Cláudio Pastro | Paulus Editora

Notícias

19/10/2016

Morre o artista sacro Cláudio Pastro

Por Imprensa

O artista Cláudio Pastro faleceu na madrugada desta quarta-feira, 19 de outubro, em São Paulo, aos 68 anos

pastro_noticia

Comunicamos a todos os nossos colaboradores, clientes e amigos o falecimento do artista sacro Cláudio Pastro.

Cláudio Pastro faleceu na madrugada desta quarta-feira, 19 de outubro, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP). O corpo será velado no Mosteiro Nossa Senhora da Paz, em Itapecerica da Serra, e o sepultamento acontecerá às 16h, no cemitério do Mosteiro, precedido da Eucaristia em ação de graças por sua vida e ressurreição.

Pela PAULUS, o autor publicou a obra A arte no cristianismo — Fundamentos, linguagem, espaço. Entre outros projetos editoriais da PAULUS, produziu mais recentemente a capa da Nova Bíblia Pastoral. São suas também as ilustrações que abrem cada livro bíblico.

Cláudio Pastro nasceu em São Paulo, em 1948. Era considerado por especialistas de arte sacra como o brasileiro mais expressivo da atualidade nesta área. Grande devoto da espiritualidade beneditina, recebeu inclusive o título de oblato.

Desde 1975, Pastro se dedicava à arte sacra, tendo cursado teoria e técnicas de arte na Abbaye Notre Dame de Tournay (França), no Museu de Arte Sacra da Catalunha (Espanha), na Academia de Belas Artes Lorenzo de Viterbo (Itália), na Abadia Beneditina de Tepeyac (México) e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Entre vários trabalhos realizados em diversos lugares do mundo, destacava-se em seus cursos de Estética e Arte Sacra em seminários, escolas teológicas, mosteiros, museus e faculdades, e principalmente pelo acabamento do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde atuam os Redentoristas de São Paulo.