Morre, aos 95 anos, o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo | Paulus Editora

Notícias

14/12/2016

Morre, aos 95 anos, o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo

Por Imprensa

A PAULUS Editora manifesta profundo pesar pelo falecimento do Cardeal Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, que subiu para o Pai na manhã de hoje (14), aos 95 anos, em decorrência do agravamento de seu estado de saúde.

Dom Paulo Evaristo Arns estava internado no Hospital Santa Catarina, para tratar de problemas pulmonares. Seu quadro de saúde se agravou e ele foi para a UTI por dificuldades na função renal.

É uma grande perda para a Igreja, que neste ano celebrou seu jubileu áureo episcopal. Foram 76 anos de consagração religiosa, 71 anos de sacerdócio ministerial, 50 de episcopado e 43 anos de cardinalato.

Em sua trajetória, Dom Paulo trabalhou como jornalista, professor e escritor. Destacou-se por sua inquestionável contribuição para a vida pública na sociedade paulista e brasileira, especialmente na época da Ditadura Militar.

A figura de Dom Paulo, como arcebispo, foi marcada como pai e pastor da Arquidiocese de São Paulo, por ele pastoreada de maneira incansável por 28 anos. Fica na memória a imagem do pastor que acolheu com cuidado misericordioso as populações sofridas das periferias, presos comuns e presos políticos.

Dom Paulo Evaristo Arns deixa um legado precioso de amor ao próximo, dedicação à Igreja e trabalho de evangelização.

Pela PAULUS Editora, foi publicada a obra Memórias da Igreja de São Paulo – Homenagem ao Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo emérito de São Paulo, no seu jubileu áureo episcopal (1966-2016).