Notícias

09/11/2020

Morre, aos 72 anos, o autor Ciro Marcondes Filho

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





O autor da PAULUS Ciro Juvenal Marcondes Filho faleceu neste domingo (08), em São Paulo – SP, aos 72 anos, em decorrência de um câncer.

Considerado um dos principais teóricos da comunicação e do jornalismo do Brasil, o professor, jornalista, autor da PAULUS e intelectual crítico da comunicação, Ciro Juvenal Marcondes Filho faleceu neste domingo (08), na capital paulista, deixando aos alunos, amigos, familiares e, especialmente para a sociedade brasileira, um enorme legado de ampla sabedoria na área comunicacional.

Docente e pesquisador da área de Filosofia e teoria da comunicação, Ciro Juvenal Marcondes Filho foi professor titular do Departamento de jornalismo e Editoração (CJE). Na ECA-USP  estava desde 1968, onde também atuou como coordenador do Núcleo de Estudos Filosóficos. Entre 1992 a 2000, foi nomeado coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura da USP, onde editou em média 37 revistas. Com suas pesquisas desenvolveu vários trabalhos em prol da  “Nova Teoria da Comunicação” – referência para os estudos em teoria e filosofia da comunicação no Brasil e reconhecida em diversas universidades do exterior.

Doutor pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha, e pós-doutor pela Universidade de Grenoble, Ciro dirigiu 43 cursos diferentes na pós-graduação. Segundo a página de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicação (ECA), suas salas viviam sempre lotadas de alunos sedentos de conhecimento e amplitude.

Para a PAULUS Editora, na qual, afirmava ser uma editora que investia em comunicação, trouxe com suas teorias, novas contribuições para o catálogo de comunicação. Suas obras estiveram inúmeras vezes entre os finalistas do Prêmio Jabuti (maior prêmio do mercado editorial nacional), concedendo à PAULUS a excelência no segmento da comunicação, graças a muitas de suas publicações. Em 2014, participou também do Simpósio de Comunicação da PAULUS, realizado na FAPCOM (Faculdade PAULUS de Comunicação), escreveu diversos artigos e registrou em seus livros a força da comunicação e a necessidade da avaliação crítica no campo da comunicação.

Entre as obras lançadas pela PAULUS estão os livros: Dicionário de Comunicação; O pulsar da vida; Para entender a Comunicação; Perca tempo – É no lento que a vida acontece; Teorias da Comunicação hoje; A produção social da loucura, Ser jornalista – a língua como barbárie e a notícia como mercadoria; Comunicologia ou Mediologia? A fundação de um campo científico da comunicação; O rosto e a máquina – O fenômeno da comunicação visto pelos ângulos humano; medial e tecnológico – Nova Teoria da Comunicaçã; O escavador de silêncios; O princípio da Razão – O círculo cibernético; O princípio da Razão: Comunicação para os antigo;, a fenomenologia e o bergsonismo; O princípio da Razão – Diálogo, poder e interfaces sociais da comunicação; O princípio da Razão – O conceito de comunicação e a epistemologia metafórica e O princípio da razão – da Escola de Frankfurt a crítica alemã contemporânea.

A PAULUS manifesta profunda gratidão às contribuições significativas que o professor Ciro Marcondes trouxe à Editora e, sinceras condolências a toda a família, amigos e alunos que conviveram de forma direta e indireta, com esse grande mestre da comunicação brasileira. Confiantes na fé e esperança da Ressurreição elevemos nossas preces ao bom Deus para que o receba na morada celeste.

Jesus Cristo disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim, mesmo que morra, viverá (JO 11, 25).