Ministério de Jesus na Galileia e Psicologia infantil são temas de curso em Salvador | Paulus Editora

Notícias

28/09/2018

Ministério de Jesus na Galileia e Psicologia infantil são temas de curso em Salvador

Por Imprensa

Nos dias 20 e 22 de setembro, a livraria de Salvador recebeu a presença de diversas pessoas para participar dos cursos promovidos no local. Na tarde de quinta-feira (20), religiosos e leigos participaram da formação que teve como tema, O ministério de Jesus na Galileia: Pregação, cura e transformação social.

Com base na passagem bíblica: “E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo” (Mt 4.23), Dom Marco Eugênio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, apresentou as narrativas de Jesus com as práticas libertadoras dos oprimidos , excluídos e doentes.

Dom Marco Eugênio mostrou como Jesus desenvolveu um trabalho itinerante, tornando a Galileia o seu circuito, ou seja, rodeava toda a região levando o ministério da Palavra por meio da pregação e ensino. Além disso, o assessor explicou que as curas são resultado da palavra da fé ensinada e pregada. Dom Marco afirma que as ações de Jesus eram novidades para os judeus, causando admiração e espanto aos que participavam dos momentos de pregação.

A palestra ainda propôs aos participantes um direcionamento acerca das transformações que precisam ser realizadas na comunidade e na sociedade, para que possam continuar propagando o Evangelho de maneira eficaz.

Professores, pedagogos e estudantes se reuniram na livraria na manhã de sábado (22), para discutir o tema, Pais e filhos: Conflitos e Encontros. Para conduzir a discussão, a organização convidou o monge beneditino Dom Eduardo de Macedo especialista em psicologia infantil.

Dom Eduardo de Macedo refletiu sobre o processo de formação da criança: equívocos e encontros, buscando o equilíbrio entre amor, educação e disciplina. Ajudando a compreender o momento em que os filhos e/ou alunos se encontram em desenvolvimento emocional, intelectual, físico e social.

De acordo com Dom Eduardo, a construção do caráter dos filhos começa ainda nos primeiros meses de vida da criança, por isso a família assume um papel importante nesse processo. Ele destaca que é no decorrer da primeira infância que o indivíduo passa pelo período mais importante e significativo de aprendizagem. Neste momento, a criança aprende por meio da família, sobre o que é certo e o que é errado, além de ter a convivência com valores e princípios propagados em sua residência.