
Evento formativo promove reflexões sobre os desafios da evangelização nos dias atuais
No sábado, 26 de julho, a PAULUS Editora realizou o 8º Simpósio PAULUS de Catequese, com o tema “Evangelizar na atualidade”, na Faculdade PAULUS de Comunicação (FAPCOM), em São Paulo (SP). O encontro reuniu mais de 270 participantes, entre catequistas, agentes de pastoral e lideranças eclesiais vindos de diferentes dioceses do país.
Com uma programação voltada à formação e à espiritualidade, o simpósio teve como objetivo fortalecer a missão catequética diante dos desafios do mundo contemporâneo. A iniciativa ofereceu palestras, oficinas temáticas e momentos de partilha, promovendo integração e aprofundamento da fé.
REFERÊNCIA NA FORMAÇÃO
Segundo o padre Claudiano Avelino dos Santos, Superior Provincial da PAULUS, a realização do simpósio representa “motivo de muita alegria e santo orgulho”, por evidenciar a importância da missão catequética: “Sabemos o quanto é essencial conduzir as pessoas a Jesus Cristo e ajudá-las a compreender profundamente as razões da fé. Este encontro é para catequistas experientes, iniciantes e todos que desejam crescer no conhecimento da fé”, afirmou o religioso.
Já o padre Jackson Ferrira, diretor editorial da PAULUS, destacou que o simpósio reafirma o compromisso da Editora com a evangelização: “Mais do que publicar livros, buscamos interagir com as pastorais e contribuir com a formação dos agentes, atentos às necessidades da Igreja para melhor orientar nossas publicações e projetos.”
SALVAGUARDAR A MEMÓRIA
A conferência principal foi conduzida pelo padre Joãozinho, SCJ, sacerdote do Sagrado Coração de Jesus e doutor em Teologia, Educação e Espiritualidade. Ele abordou os cinco “sentidos da catequese”, destacando a importância de despertar afetos, promover encontros e cultivar experiências comunitárias.
O palestrante ressaltou, ainda, a necessidade de valorizar o ensino da Doutrina Social da Igreja, dos mandamentos e orações: “Os catequistas são guardiões da memória da fé católica”, afirmou.
FORMAR NOVOS DISCÍPULOS
Na segunda conferência, o assessor e consultor de catequese da PAULUS Editora, Altierez dos Santos, fundador do projeto Catequista em Missão, tratou do tema “Evangelizar no tempo presente”.
Durante sua fala, Altierez chamou atenção para a redução do número de católicos no Brasil, reforçando a urgência de formar catequistas preparados para dialogar com a sociedade atual e formar a nova geração de discípulos de Cristo.
EXPERIÊNCIAS CONCRETAS
A catequista Bárbara, da Diocese de São Miguel Paulista, atua há cinco anos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e destacou a importância da atualização metodológica: “A catequese nunca termina. Ela é vivida todos os dias.”
Já Rogério, da Paróquia São Gonçalo, da Região Episcopal Sé da Arquidiocese de São Paulo, compartilhou que participar do simpósio corresponde ao seu desejo de uma formação sólida, centrada na Palavra, na liturgia e na experiência mistagógica.
VIVÊNCIAS PRÁTICAS