Livros para conhecer a biografia, meditar e rezar com Santa Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia | Paulus Editora

Notícias

10/08/2022

Livros para conhecer a biografia, meditar e rezar com Santa Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia

Por Imprensa

“O importante é fazer a caridade, não falar de caridade. Compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus”. Santa Dulce dos Pobres

Em 13 de agosto, a Igreja Católica celebrará a memória litúrgica de Santa Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia, eleita a primeira Santa nascida em terras brasileiras.

Irmã Dulce (1914-1992) foi um exemplo claro de vocação, missão, caridade, doação, solidariedade, perseverança e amor ao próximo. A Santa dos pobres, marginalizados, doentes e sofredores é lembrada por fiéis do mundo inteiro, como a mulher repleta de fé e apaixonada por Deus. Um exemplo de missionária que fez das dificuldades da vida, verdadeiros degraus para seguir em frente sem nunca desistir dos sonhos e da missão de servir a Deus e aos irmãos.

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes (nome de batismo), veio ao mundo no dia 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador (BA). Filha de Augusto Lopes Pontes e Dulce Maria de Souza Brito Lopes, desde sua a infância, já sentia no coração um chamado para ajudar os mais pobres. Dulce conseguia ver além das pessoas de sua época, reconhecendo Jesus na face de cada pobre sofredor. Em 08 de fevereiro do ano de 1933, tornou-se religiosa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, onde adotou o nome de Irmã Dulce, em homenagem a sua mãe.

Irmã Dulce fundou várias obras sociais, cinemas, albergues, colégios, hospitais, entre outras iniciativas junto ao povo. Nas periferias de Salvador, dialogava sem barreiras com os pobres das ruas, recolhia os doentes e necessitados oferecendo sempre motivos e razões para viver. Em 1949, Irmã Dulce improvisou no galinheiro do convento um local para acolher os doentes das ruas. Em 1959, recebeu como doão um terreno ode foi construido o Albergue Santo Antônio. Em seguida, fundou o Hospital Santo Antônio, o coração das Obras Sociais de Irmã Dulce.

Dulce faleceu em 13 de março de 1992, no Convento Santo Antônio. Seu exemplo de vida a elevou aos altares, sendo beatificada em 2011, pelo Papa Bento XVI e nomeada  “Bem-aventurada Dulce dos Pobres”. Em 13 de outubro de 2019, foi  canonizada pelo Papa Francisco e se tornou a primeira Santa Brasileira.  Para celebrar este dia, a PAULUS Editora indica alguns livros que contam toda a trajetória de fé de Santa Dulce dos Pobres, o legado e as sementes plantadas desde a sua infância. Confira!

Irmã Dulce: a santa brasileira que fez dos pobres sua vida

 

O livro reportagem “Irmã Dulce – A santa brasileira que fez dos pobres sua vida”, escrito pela jornalista Karla Maria, traz detalhes escondidos e íntimos da história de Irmã Dulce. Esta obra apresenta diversas narrativas, a partir do trabalho de apuração e de escuta atenta das testemunhas vivas que conviveram com a religiosa que dedicou sua vida a amar e a servir. Saiba mais!

 

 

Nos passos de Santa Dulce dos Pobres: o Anjo Bom da Bahia

 

 

A obra “Nos Passos de Santa Dulce dos Pobres, o Anjo bom da Bahia”, escrita por Luiz Alexandre Solano Rossi, traz reflexões diárias sobre a vida da primeira santa brasileira para serem meditadas durante um mês. De acordo com o autor, a obra pode ser utilizada como um livro devocional para ler, meditar e rezar, antes de iniciar seu dia repleto de atividades ou ainda para finalizar seu dia. Saiba mais!

 

Irmã Dulce, a Santa dos Pobres

Em “Irmã Dulce, a Santa dos Pobres”, Graciliano Rocha narra a vida de Santa Dulce dos Pobres. Segundo a obra, entre tragédias pessoais e fatos inesperados, a vida de Irmã Dulce (1914-1992) sempre foi definida por reviravoltas: filha de uma família privilegiada, ela descobriu a fé e abandonou o conforto material, deixando as angústias do povo pobre penetrarem em seu coração. Mulher de senso prático, ela fez alianças com políticos e empresários controvertidos para abrigar doentes, construir um hospital e prover teto e educação para crianças abandonadas. Saiba mais!

 

Viver a caridade: ensinamentos de Santa Dulce dos pobres

 

 

O livro “Viver a caridade – Ensinamentos de Santa Dulce dos pobres” deseja partilhar com todos os leitores o pensamento de Santa Dulce sobre a vivência da caridade, da qual ela foi exemplo fiel, revelando a todos que não é preciso de muito para amar e servir. Em julho de 2019, o papa Francisco anunciou sua canonização para 13 de outubro de 2019, tornando-se a primeira mulher brasileira nata a ser canonizada. Saiba mais!