Notícias

23/09/2020

Livro da PAULUS “O mercador de sorrisos” é indicado na Revista Carta Capital

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Escrito pelo autor Édimo de Almeida Pereira o livro “O mercador de sorrisos”, recentemente ganhou notoriedade na Carta Capital. A publicação é apontada como uma ótima opção de leitura para a educação infantil, por tratar de questões dos anseios humanos, especialmente sobre a busca da felicidade. Segundo a colunista e historiadora Luana Tolentino, autora do artigo que retrata com detalhes, o enredo do livro, a obra “O mercador de sorrisos”, deveria estar nas salas de aula e instituições de todo o Brasil.

Conforme noticiado na Carta Capital, poucas publicações oferecem ao público a oportunidade de acesso a enredos que apresentam personagens negros de maneira positiva, tais elementos presentes nas narrativas, segundo a historiadora, contribuem para formação de cidadãos mais conscientes e orgulhosos de sua pertença racial.

Na publicação, o autor Édimo de Almeida Pereira traz uma interessante história, a respeito de uma aldeia, com seus aldeões e aldeãs, que recebem três visitas de três comerciantes diferentes, cada um deles negociando algo em troca de alguma coisa. O primeiro negociava sorrisos em troca de coisas de valor. O segundo negociava lentes e espelhos por sorrisos. O terceiro negociava porções de esperança por histórias pessoais. Neste livro, repleto de simplicidade e lirismo, com ilustrações de Denise Nascimento, as reflexões giram em torno do sentido e busca da felicidade, tema que toca a sociedade atual e bem avaliado pela Carta Capital. Confira AQUI, o artigo sobre a obra em questão.

Édimo de Almeida Pereira é bacharel em Direito e doutor em Letras pela Universidade Federal de Juiz de fora (UFJF). Escultor, musicista, autor de diversos livros, além de artigos e resenhas em revistas especializadas.

Denise Nascimento é designer, graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ilustrou vários livros de Literatura Infantojuvenil. Seu trabalho faz parte do catálogo Patrimônio e Leitura (2007) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e dos catálogos da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) organizados para a Feira do Livro de Bolonha nos anos de 2007, 2009 e 2013, além de já ter sido exposto na Bienal de Ilustrações de Bratislava (2007), na Eslováquia.