Campanha da Fraternidade na Livraria do Rio | Paulus Editora

Notícias

09/02/2017

Livraria do Rio de Janeiro promove encontro em preparação para a Campanha da Fraternidade

Por Imprensa

A cada ano a Igreja Católica no Brasil propõe uma reflexão sobre um tema de grande relevância para a sociedade através da Campanha da Fraternidade. Em 2017 o lema é “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”. Buscando difundir esta mensagem, a PAULUS Editora realizou o primeiro curso sobre a Campanha da Fraternidade de 2017 na Livraria do Rio de Janeiro, no último dia 4, com a participação de 40 pessoas. O evento foi ministrado por Paulo Ítalo, mestre em História Social pela UNIRIO, e pela professora Maria Clara Machado, doutora em Teologia Bíblica pela PUC-Rio.

De forma didática, o tema foi introduzido com a exposição do contexto histórico de como a sociedade brasileira, ao longo dos anos, vem estudando e defendendo os biomas – comunidades biológicas que abrangem uma grande extensão de terra, com flora e fauna definidas de acordo com as condições climáticas da região. Em outro momento foi abordada a carta Laudato Si’, na qual o Papa Francisco fala sobre o cuidado com o bem comum, a natureza, o ser humano e o ambiente em que vivemos.

Para a cursista Marli Marque, aluna do ISCR (Instituto Superior de Ciências Religiosas), os biomas brasileiros ganham maior significado através da fala do professor Paulo, pois ele relaciona a realidade e as escrituras com os ensinamentos do Papa Francisco. Já a professora Maria Clara é precisa e leva a refletir, contribuindo para a conscientização humana.

Como de costume, a Campanha tem início com a quaresma e se estende até o fim do ano litúrgico. Este ano, a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – faz um alerta aos cristãos sobre como a Criação de Deus está sendo tratada, além de convidar todos para um encontro com Deus, voltar os olhos para Cristo e atentar para o sofrimento dos mais vulneráveis.