DIA 8 – TERÇA-FEIRA | Paulus Editora

Liturgia Diária
DIA 8 – TERÇA-FEIRA

SÃO DOMINGOS – PRESBÍTERO E FUNDADOR

(branco – ofício da memória)

Domingos de Gusmão (Espanha, 1170-1221) é, com Francisco de Assis, um dos patriarcas da santidade cristã e um dos grandes reformadores da Igreja do século 13. Respondendo aos desafios do seu tempo, fundou a Ordem dos Frades Pregadores (Dominicanos).

Primeira Leitura: Números 12,1-13

Leitura do livro dos Números – Naqueles dias, 1Maria e Aarão criticaram Moisés por causa de sua mulher etíope. 2E disseram: “Acaso o Senhor falou só através de Moisés? Não falou, também, por meio de nós?” E o Senhor ouviu isso. 3Moisés era um homem muito humilde, mais do que qualquer outro sobre a terra. 4Então o Senhor disse a Moisés, Aarão e Maria: “Ide todos os três à tenda da reunião”. E eles foram. 5O Senhor desceu na coluna de nuvem, parou à entrada da tenda e chamou Aarão e Maria. Quando se aproximaram, ele lhes disse: 6“Escutai minhas palavras! Se houver entre vós um profeta do Senhor, eu me revelarei a ele em visões e falarei com ele em sonhos. 7O mesmo, porém, não acontece com o meu servo Moisés, que é o mais fiel em toda a minha casa! 8Porque a ele eu falo face a face; é às claras, e não por figuras, que ele vê o Senhor! Como, pois, vos atreveis a rebaixar o meu servo Moisés?” 9E, indignado contra eles, o Senhor retirou-se. 10A nuvem que estava sobre a tenda afastou-se e, no mesmo instante, Maria se achou coberta de lepra, branca como a neve. Quando Aarão olhou para ela e a viu toda coberta de lepra, 11disse a Moisés: “Rogo-te, meu Senhor! Não nos faças pagar pelo pecado que tivemos a insensatez de cometer. 12Que Maria não fique como morta, como um aborto que é lançado fora do ventre de sua mãe, já com metade da carne consumida pela lepra”. 13Então Moisés clamou ao Senhor, dizendo: “Ó Deus, eu te suplico, dá-lhe a cura!” – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 50(51)

Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

  1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! / Na imensidão de vosso amor, purificai-me! / Lavai-me todo inteiro do pecado / e apagai completamente a minha culpa! – R.
  2. Eu reconheço toda a minha iniquidade, / o meu pecado está sempre à minha frente. / Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, / e pratiquei o que é mau aos vossos olhos! – R.
  3. Mostrais assim quanto sois justo na sentença / e quanto é reto o julgamento que fazeis. / Vede, Senhor, que eu nasci na iniquidade / e pecador já minha mãe me concebeu. – R.
  4. Criai em mim um coração que seja puro, / dai-me de novo um espírito decidido. / Ó Senhor, não me afasteis de vossa face / nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! – R.
Evangelho: Mt 15,1-2.10-14

1Então foram até Jesus alguns fariseus e doutores da Lei vindos de Jerusalém. Disseram: 2“Por que os teus discípulos desobedecem à tradição dos antepassados? De fato, eles não lavam as mãos quando comem pão”. 10E, chamando a multidão para junto de si, disse-lhe: “Escutem e compreendam. 11Não é o que entra pela boca que torna a pessoa impura, mas o que sai da boca; isso sim é que torna impura a pessoa”. 12Então os discípulos se aproximaram e lhe disseram: “Sabes que os fariseus ficaram escandalizados quando ouviram o que disseste?” 13Jesus respondeu: “Toda planta que meu Pai celeste não plantou, será arrancada. 14Deixem-nos. São cegos guiando cegos. E se um cego guia outro cego, os dois cairão num buraco”.

Reflexão:

De Jerusalém, centro do poder religioso, econômico e político, chega uma comitiva de doutores da Lei e fariseus, que se aproximam de Jesus e o questionam por que seus discípulos “desobedecem à tradição dos antepassados”. E os acusam de não lavar as mãos quando comem. Consideram esse ato uma ofensa a Deus. Ora, para Jesus a impureza das mãos é secundária em confronto com a impureza que vem de dentro. Existem outras atitudes muito mais ofensivas a Deus. Ora, Deus vê o interior e valoriza a reta intenção. A mensagem de Jesus não penetra no coração dos fariseus. Não enxergam o erro em que incorrem. Não percebem o Messias que está entre eles propondo radical mudança de mentalidade, ensinando a trilhar o caminho que agrada a Deus. “São cegos guiando outros cegos!”

(Dia a dia com o Evangelho 2017 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)


Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar