Liturgia Diária
DIA 30 – DOMINGO

22º DO TEMPO COMUM

(verde – 2ª semana do saltério)

Jesus nos reúne para nos alimentar com a Palavra e a eucaristia e nos ajuda a distinguir o que é real ensinamento de Deus do que é tradição humana. A religiosidade que agrada ao Senhor é a opção pelo seu projeto, que se realiza na prática da solidariedade. Celebremos em comunhão com os catequistas de nossa comunidade.

Primeira Leitura: Deuteronômio 4,1-2.6-8

Leitura do livro do Deuteronômio – 1Moisés falou ao povo, dizendo: “Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida pelo Senhor Deus de vossos pais. 2Nada acrescenteis, nada tireis à palavra que vos digo, mas guardai os mandamentos do Senhor vosso Deus que vos prescrevo. 6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7Pois qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos?” – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 14(15)

Senhor, quem morará em vossa casa / e no vosso monte santo habitará?

  1. É aquele que caminha sem pecado / e pratica a justiça fielmente; / que pensa a verdade no seu íntimo / e não solta em calúnias sua língua. – R.
  2. Que em nada prejudica o seu irmão / nem cobre de insultos seu vizinho; / que não dá valor algum ao homem ímpio, / mas honra os que respeitam o Senhor. – R.
  3. Não empresta o seu dinheiro com usura † nem se deixa subornar contra o inocente. / Jamais vacilará quem vive assim! – R.
Segunda Leitura: Tiago 1,17-18.21-22.27

Leitura da carta de são Tiago – Irmãos bem-amados, 17todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança nem sombra de variação. 18De livre vontade ele nos gerou, pela palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas. 21Recebei com humildade a palavra que em vós foi implantada e que é capaz de salvar as vossas almas. 22Todavia, sede praticantes da palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 27Com efeito, a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo. – Palavra do Senhor.

Fariseus e doutores da Lei conhecem bem as Escrituras. Os fariseus se gloriam de observar, nos mínimos detalhes, “a tradição dos anciãos”. O que está por trás desse comportamento é a convicção de que, agindo assim, tornam-se agradáveis a Deus. Segundo eles, quanto mais obras desse tipo praticarem, mais abreviam a chegada do Messias. Ou seja, eles têm o poder de manipular o projeto de Deus! Pouco lhes importa a dureza com que tratam o povo. Gostam mesmo é de serem elogiados como fiéis observantes da Lei de Moisés. Com essas “credenciais”, um grupo de fariseus e doutores da Lei se aproxima de Jesus com uma reclamação: “Por que os teus discípulos não se comportam conforme a tradição dos anciãos?”. Jesus, conhecedor da vida íntima de cada um, aplica-lhes as palavras do profeta Isaías (vv. 6-8).

(Dia a dia com o Evangelho 2015 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)


Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar