Liturgia Diária
DIA 29 – DOMINGO

9º DO TEMPO COMUM

(verde – 1ª semana do saltério)

Vindo ao encontro de Jesus, mediador da salvação, contemplemos o exemplo deixado pelo oficial romano. Com ele aprendemos que a fé viva não conhece fronteiras, mas abre os corações à graça e ao evangelho de Cristo. Reunidos em seu templo, invoquemos o Senhor para que acompanhe sempre o seu povo, convocado para o anúncio e o testemunho do evangelho.

Primeira Leitura: 1 Reis 8,41-43

Leitura do primeiro livro dos Reis – Naqueles dias, Salomão rezou no templo, dizendo: 41“Senhor, pode acontecer que até um estrangeiro que não pertence a teu povo, Israel, 42escute falar de teu grande nome, de tua mão poderosa e do poder de teu braço. Se, por esse motivo, ele vier de uma terra distante para rezar neste templo, 43Senhor, escuta então do céu onde moras e atende a todos os pedidos desse estrangeiro, para que todos os povos da terra conheçam o teu nome e o respeitem, como faz o teu povo Israel, e para que saibam que o teu nome é invocado neste templo que eu construí”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 116(117)

Ide, vós, por este mundo afora / e proclamai o evangelho a todos!

  1. Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, / povos todos, festejai-o! – R.
  2. Pois comprovado é seu amor para conosco, / para sempre ele é fiel! – R.
Segunda Leitura: Gálatas 1,1-2.6-10

Início da carta de são Paulo aos Gálatas – 1Eu, Paulo, apóstolo – não por iniciativa humana nem por intermédio de nenhum homem, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos –, 2e todos os irmãos que estão comigo, às Igrejas da Galácia. 6Admiro-me de terdes abandonado tão depressa aquele que vos chamou, na graça de Cristo, e de terdes passado para um outro evangelho. 7Não que haja outro evangelho, mas algumas pessoas vos estão perturbando e querendo mudar o evangelho de Cristo. 8Pois bem, mesmo que nós ou um anjo vindo do céu vos pregasse um evangelho diferente daquele que vos pregamos, seja excomungado. 9Como já dissemos e agora repito: se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja excomungado. 10Será que eu estou buscando a aprovação dos homens ou a aprovação de Deus? Ou estou procurando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse preocupado em agradar aos homens, não seria servo de Cristo. – Palavra do Senhor.

Evangelho: Lucas 7,1-10

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. 2Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito e que estava doente, à beira da morte. 3O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado. 4Chegando aonde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças este favor, 5porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”. 6Então, Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. 7Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. 8Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado: ‘Faze isto!’, ele o faz”. 9Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. 10Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Um centurião era responsável por cem soldados a serviço dos romanos. Do ponto de vista dos judeus, era um pagão. Mesmo sabendo que os judeus evitavam os pagãos, o centurião confia em Jesus e, por meio de alguns anciãos (judeus) pede-lhe a cura do seu servo. Os anciãos dão testemunho positivo a favor do centurião. Jesus se põe a caminho, mas é interrompido por outro grupo de amigos do centurião. Enquanto o povo procura tocar em Jesus para obter a cura, o centurião reconhece que basta uma ordem de Jesus para que aconteça a cura. Ele crê no poder sobrenatural de Jesus. Acredita, até sem ver Jesus. E a cura se dá a distância. Jesus manifesta sua admiração por esse homem que não é judeu nem discípulo seu: “Nem mesmo em Israel encontrei fé assim tão grande”. Em Jesus, todos têm acesso à salvação.

(Dia a dia com o Evangelho 2016 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)


Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar