DIA 26 – DOMINGO | Paulus Editora

Liturgia Diária
DIA 26 – DOMINGO

4º DA PÁSCOA

(branco, glória, creio – 4ª semana do saltério)

Jesus deu livremente a vida por nós e manifesta sua ternura e cuidado por todos os que o seguem. Filhas e filhos de Deus reunidos para celebrar, estamos em diálogo comunitário com Cristo ressuscitado: ele é o pastor que nos fala e nos conduz. Nossa prece por todas as vocações sacerdotais e religiosas.

Primeira Leitura: At 4,8-12

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 8Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: “Chefes do povo e anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré – aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos –, que este homem está curado diante de vós. 11Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que se tornou a pedra angular. 12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 117(118)

A pedra que os pedreiros rejeitaram / tornou-se agora a pedra angular.

1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! / “Eterna é a sua misericórdia!” / É melhor buscar refúgio no Senhor / do que pôr no ser humano a esperança; / é melhor buscar refúgio no Senhor / do que contar com os poderosos deste mundo! – R.

2. Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes / e vos tornastes para mim o salvador! / A pedra que os pedreiros rejeitaram / tornou-se agora a pedra angular. / Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: / que maravilhas ele fez a nossos olhos! – R.

3. Bendito seja, em nome do Senhor, / aquele que em seus átrios vai entrando! / Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! / Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! / Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! / “Eterna é a sua misericórdia!” – R.

Segunda Leitura: 1Jo 3,1-2

Leitura da primeira carta de são João – Caríssimos, 1vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. – Palavra do Senhor.

Evangelho: Jo 10,11-18

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; eu conheço minhas ovelhas e elas me conhecem a mim (Jo 10,14). – R.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi do meu Pai”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Jesus se autodenomina “bom pastor” e argumenta o porquê: “O bom pastor expõe a própria vida pelas ovelhas”. Ao longo da sua missão, Jesus doa generosamente a vida em favor das pessoas, principalmente as mais necessitadas. O coroamento de sua entrega se dá com sua morte na cruz. Diferente do mercenário, que não é dono das ovelhas, apenas trabalha para obter lucros. Não se interessa por elas e as deixa à mercê dos lobos. Grave alerta aos pastores da Igreja. O quarto evangelho costuma realçar a soberania de Jesus em toda circunstância, por isso salienta a plena consciência com que Jesus administra a própria vida. Não são os seus adversários que interrompem sua obra neste mundo: “Ninguém tira a minha vida; eu a dou livremente”. É o próprio Jesus que entregará sua vida, quando for do agrado do Pai.

(Dia a dia com o Evangelho 2015, Pe. Luiz Miguel Duarte)


Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar