Dia 1º – DOMINGO | Paulus Editora

Liturgia Diária
Dia 1º – DOMINGO

22º DO TEMPO COMUM

(verde – 2ª semana do saltério)

Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).

Somos reunidos pelo Senhor para tomar lugar na ceia eucarística e partilhar de sua intimidade e amizade, ouvindo sua Palavra e recebendo-o na comunhão. Ele nos convida ao banquete do Reino, onde não há privilégios, mas privilegiados: os pobres e necessitados. Jesus, mediador da nova aliança, com carinho preparou uma mesa para nós. Iniciando o mês da Bíblia, façamos dela a base de nossa vida.

Primeira Leitura: Eclesiástico 3,19-21.30-31

Leitura do livro do Eclesiástico – 19Filho, realiza teus trabalhos com mansidão e serás amado mais do que um homem generoso. 20Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade e assim encontrarás graça diante do Senhor. Muitos são altaneiros e ilustres, mas é aos humildes que ele revela seus mistérios. 21Pois grande é o poder do Senhor, mas ele é glorificado pelos humildes. 30Para o mal do orgulhoso não existe remédio, pois uma planta de pecado está enraizada nele, e ele não compreende. 31O homem inteligente reflete sobre as palavras dos sábios e, com ouvido atento, deseja a sabedoria. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 67(68)

Com carinho preparastes uma mesa para o pobre.

  1. Os justos se alegram na presença do Senhor, / rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! / Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! / O seu nome é Senhor: exultai diante dele! – R.
  2. Dos órfãos ele é pai e das viúvas protetor: / é assim o nosso Deus em sua santa habitação. / É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, / quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura. – R.
  3. Derramastes lá do alto uma chuva generosa / e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes; / e ali vosso rebanho encontrou sua morada; / com carinho preparastes essa terra para o pobre. – R.
Segunda Leitura: Hebreus 12,18-19.22-24

Leitura da carta aos Hebreus – Irmãos, 18vós não vos aproximastes de uma realidade palpável: “fogo ardente e escuridão, trevas e tempestade, 19som da trombeta e voz poderosa”, que os ouvintes suplicaram não continuasse. 22Mas vós vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste; da reunião festiva de milhões de anjos; 23da assembleia dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus; de Deus, o juiz de todos; dos espíritos dos justos, que chegaram à perfeição; 24de Jesus, mediador da nova aliança. – Palavra do Senhor.

Evangelho: Lucas 14,1.7-14

Aleluia, aleluia, aleluia.

Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, / que sou de manso e humilde coração! (Mt 11,29) – R.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então, contou-lhes uma parábola: 8“Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isso vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”. 12E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te, e isso já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Em dia de sábado, a caminho de Jerusalém, Jesus dá uma parada e vai se alimentar na casa de um chefe dos fariseus. Diz o Evangelho que “eles o observavam”. A impressão é a de que estavam à procura de algum deslize dele para acusá-lo. Por outro lado, o Mestre também observa o que está acontecendo nesta refeição. São dois olhares bem diferentes. Diante daquilo que vê, Jesus conta-lhes uma parábola, exaltando, como é próprio de Lucas, os pobres: os primeiros a serem convidados ao banquete do Reino de Deus. Em seguida, o Mestre convida os discípulos a se colocarem no último lugar, onde justamente se encontram os empobrecidos. A ação da comunidade e de cada cristão deve ser em favor dos mais pobres, pois estes não têm condições de retribuir. Somos chamados a fazer as coisas gratuitamente, isto é, a fazer o bem sem esperar recompensa. Desse procedimento gratuito é que nasce a felicidade do fiel seguidor de Jesus. A sociedade moderna e todo tipo de instituição se organizam e vivem em torno da competição, da luta a todo custo pelos primeiros lugares e do lucro, como sendo absolutos. O jovem de hoje é incentivado a chegar ao topo, custe o que custar, mesmo pisando nos outros. Essa, no entanto, não é a proposta de Jesus. Busquemos, pois, a exemplo do Mestre, ser pessoas generosas e magnânimas em nossas relações.

(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)


Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar