7ª SEMANA COMUM
(verde – ofício do dia)
Toda boa ação será sempre bem-vinda, venha de onde vier. Os cristãos não detêm o monopólio da verdade e do bem, pois Deus age livremente sobre a realidade humana.
Leitura da carta de são Tiago – Caríssimos, 13e agora, vós que dizeis: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos ali um ano, negociando e ganhando dinheiro”. 14No entanto, não sabeis nem mesmo o que será da vossa vida amanhã! Com efeito, não passais de uma neblina que se vê por um instante e logo desaparece. 15Em vez de dizer: “Se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo”, 16vós vos gloriais de vossas fanfarronadas. Ora, toda arrogância desse tipo é um mal. 17Assim, aquele que sabe fazer o bem e não o faz incorre em pecado. – Palavra do Senhor.
Felizes os humildes de espírito, / porque deles é o reino dos céus!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”. – Palavra da salvação.
Os discípulos, que não conseguiram curar o menino epilético, neste episódio tentam impedir que alguém de outro grupo expulse demônios em nome de Jesus. Expulsar demônios é libertar as pessoas de tudo o que as oprime e devolver-lhes a possibilidade de viver dignamente. A atitude de João, um dos Doze, revela mentalidade fechada, exclusivista, como se essa prática fosse privilégio somente do pequeno grupo que segue a Jesus de perto. Alguns movimentos de Igreja se comportam como se manipulassem o Espírito Santo a seu bel-prazer. Jesus corrige esse modo de pensar e expõe a máxima que serve de orientação para a Igreja de todos os tempos: “Quem não está contra nós, está a nosso favor”. Quem faz o bem, e leva vida em abundância para os outros, de alguma forma é aliado de Jesus e do seu Reino.
(Dia a dia com o Evangelho 2016 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.
Assinar