DIA 18 – DOMINGO | Paulus Editora

Liturgia Diária
DIA 18 – DOMINGO

1º DA QUARESMA

(roxo – 1ª semana do saltério)

Nós, que vivemos sob o sinal da aliança eterna que Deus estabeleceu com toda a criação, queremos acolher esta Quaresma como verdadeiro tempo de conversão e preparação para celebrar a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Iluminado pelo Espírito, Jesus faz sua opção de vida, vencendo as propostas tentadoras, e nos aponta o caminho para levarmos adiante o reino de amor e de justiça que ele nos trouxe.

Primeira Leitura: Gênesis 9,8-15

Leitura do livro do Gênesis – 8Disse Deus a Noé e a seus filhos: 9“Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, 10com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca. 11Estabeleço convosco a minha aliança: nunca mais nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio e não haverá mais dilúvio para devastar a terra”. 12E Deus disse: “Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras: 13ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra. 14Quando eu reunir as nuvens sobre a terra, aparecerá meu arco nas nuvens. 15Então eu me lembrarei de minha aliança convosco e com todas as espécies de seres vivos. E não tornará mais a haver dilúvio que faça perecer nas suas águas toda criatura”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 24(25)

Verdade e amor são os caminhos do Senhor.

  1. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos / e fazei-me conhecer a vossa estrada! / Vossa verdade me oriente e me conduza, / porque sois o Deus da minha salvação. – R.
  2. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura / e a vossa compaixão, que são eternas! / De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia / e sois bondade sem limites, ó Senhor! – R.
  3. O Senhor é piedade e retidão / e reconduz ao bom caminho os pecadores. / Ele dirige os humildes na justiça, / e aos pobres ele ensina o seu caminho. – R.
Segunda Leitura: 1 Pedro 3,18-22

Leitura da primeira carta de são Pedro – Caríssimos, 18Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito. 19No Espírito, ele foi também pregar aos espíritos na prisão, 20a saber, aos que foram desobedientes antigamente, quando Deus usava de longanimidade, nos dias em que Noé construía a arca. Nesta arca, umas poucas pessoas – oito – foram salvas por meio da água. 21À arca corresponde o batismo, que hoje é a vossa salvação. Pois o batismo não serve para limpar o corpo da imundície, mas é um pedido a Deus para obter uma boa consciência, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo. 22Ele subiu ao céu e está à direita de Deus, submetendo-se a ele anjos, dominações e potestades. – Palavra do Senhor.

Evangelho: Marcos 1,12-15

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 12o Espírito levou Jesus para o deserto. 13E ele ficou no deserto durante quarenta dias e aí foi tentado por satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho!” – Palavra da salvação.

Reflexão:

Depois de batizado, Jesus é conduzido pelo Espírito Santo para o deserto, onde se prepara para a missão, e aí é tentado por satanás. O deserto é lugar de retiro em vista da missão, mas também lugar de desafios e de provas. Marcos não detalha as tentações de Jesus, apenas diz que foi tentado por satanás, o adversário do seu projeto. Após a experiência do deserto, Jesus sai do anonimato, dirige-se à Galileia e começa a pregar: “O tempo se cumpriu e o Reino de Deus está perto”. O tempo se cumpriu, o reino está próximo e é tempo de conversão. Com Jesus chegou a boa notícia do Reino de Deus, é tempo de aderir ao seu projeto. O forte apelo de conversão acompanha a Quaresma toda. Pela palavra de Deus, o cristão é convidado a uma contínua mudança de vida. A conversão envolve a pessoa em sua totalidade e determina novo rumo em sua vida. O reino inaugurado por Jesus é algo que não se concretiza de forma mágica nem se impõe de forma violenta. Ele vai se solidificando à medida que nos convertemos a ele e aderimos ao evangelho.

(Dia a dia com o Evangelho 2018 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)


Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar