Liturgia Diária
27 – TERÇA-FEIRA

3ª SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde – ofício do dia)

Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, terra inteira. Glória e esplendor, em sua presença, santidade e beleza no seu santuário (Sl 95,1.6).

A verdadeira família de Jesus é formada pelos que cumprem a vontade divina. Nesta celebração, reforcemos entre nós os vínculos de fraternidade e abramos a mente e o coração para acolher a Palavra de Deus.

Primeira Leitura: 2 Samuel 6,12-15.17-19

Leitura do segundo livro de Samuel – Naqueles dias, 12Davi pôs-se a caminho e transportou festivamente a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi. 13A cada seis passos que davam, os que transportavam a arca do Senhor sacrificavam um boi e um carneiro. 14Davi, cingido apenas com um éfode de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor. 15Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas. 17Introduziram a arca do Senhor e depuseram-na em seu lugar, no centro da tenda que Davi tinha armado para ela. Em seguida, ele ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos na presença do Senhor. 18Assim que terminou de oferecer os holocaustos e os sacrifícios pacíficos, Davi abençoou o povo em nome do Senhor todo-poderoso. 19E distribuiu a toda a multidão de Israel, a cada um dos homens e das mulheres, um pão de forno, um bolo de tâmaras e uma torta de uvas. Depois todo o povo foi para casa. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 23(24)

Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” / “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”

1. “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, / a fim de que o Rei da glória possa entrar!” – R.

2. Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o onipotente, / o Senhor, o poderoso nas batalhas!” – R.

3. “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, / a fim de que o Rei da glória possa entrar!” – R.

4. Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “O Rei da glória é o Senhor onipotente, / o Rei da glória é o Senhor Deus do universo!” – R.

Evangelho: Marcos 3,31-35

Aleluia, aleluia, aleluia.

Graças te dou, ó Pai, / Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 34E, olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

O Evangelho de hoje dá continuidade ao episódio envolvendo os parentes de Jesus, que meditamos no sábado. Naquele trecho, vimos que os familiares procuravam detê-lo porque pensavam que Jesus estava louco. Agora vemos que a mãe e os primos se aproximam de Jesus. É sempre importante recordar que na cultura judaica o termo “irmãos” é utilizado para indicar todos os familiares próximos, sejam eles filhos dos mesmos pais ou dos tios. Ao serem anunciados, é a vez de Jesus refutá-los e afastá-los, não porque despreze sua mãe e seus primos-irmãos, mas porque a sua família agora é outra, composta por todos os que escutam atentamente a sua Palavra e a põem em prática. Os novos irmãos de Jesus partilham os mesmos sentimentos e anseios do Mestre, mais do que seus consanguíneos. Os parentes de sangue que também se colocam no caminho do discipulado obviamente são acolhidos nesta nova família, como sua mãe Maria e seu irmão Tiago, que liderou a comunidade de Jerusalém após a morte de Jesus (cf. Gl 1,19).

(Dia a dia com o Evangelho 2026)


Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar