Liturgia diária das horas
DIA 9 – SÁBADO

Santa Paulina, religiosa e virgem

LAUDES (Manhã)

1. Hino

Com tua lâmpada acesa, / viste chegar o Senhor: / do Esposo sentas-te à mesa, / cheia de graça e esplendor.

Para uma eterna aliança, / põe-te no dedo um anel; / cessam a fé e a esperança: / Belém se torna Betel.

Dá que aprendamos contigo / ter sempre os olhos nos céus: / calcar o mundo inimigo, / buscar a glória de Deus.

Jesus nos dê, por Maria, / que como Mãe te acolheu, / tê-lo na terra por guia, / ao caminhar para o céu.

Ao Pai e ao Espírito glória, / ao Filho o mesmo louvor, / pois virginal é a vitória / da que desposa o Senhor.

2. Salmo 91(92) - Louvor ao Deus Criador

Ant. 1. Anunciamos de manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira.

Como é bom agradecermos ao Senhor * / e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! / – Anunciar pela manhã vossa bondade, * / e o vosso amor fiel, a noite inteira, / – ao som da lira de dez cordas e da harpa, * / com canto acompanhado ao som da cítara.

Pois me alegrastes, ó Senhor, com vossos feitos, * / e rejubilo de alegria em vossas obras. / – Quão imensas, ó Senhor, são vossas obras, * / quão profundos são os vossos pensamentos!

Só o homem insensato não entende, * / só o estulto não percebe nada disso! / – Mesmo que os ímpios floresçam como a erva, * / ou prosperem igualmente os malfeitores, / – são destinados a perder-se para sempre. * / Vós, porém, sois o Excelso eternamente!

= Eis que os vossos inimigos, ó Senhor, † / eis que os vossos inimigos vão perder-se, * / e os malfeitores serão todos dispersados.

Vós me destes toda a força de um touro, * / e sobre mim um óleo puro derramastes; / – triunfante, posso olhar meus inimigos, * / vitorioso, escuto a voz de seus gemidos.

O justo crescerá como a palmeira, * / flori igual ao cedro que há no Líbano; / – na casa do Senhor estão plantados, * / nos átrios de meu Deus florescerão.

Mesmo no tempo da velhice darão frutos, * / cheios de seiva e de folhas verdejantes; / – e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: * / meu Rochedo, não existe nele o mal!”

Glória. Ant. 1. Anunciamos de manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira.

3. Cântico Dt 32,1-12 - Os benefícios de Deus ao povo

Ant. 2. Vinde todos e dai glória ao nosso Deus!

Ó céus, vinde, escutai; eu vou falar, * / ouça a terra as palavras de meus lábios! / – Minha doutrina se derrame como chuva, * / minha palavra se espalhe como orvalho, / – como torrentes que transbordam sobre a relva * / e aguaceiros a cair por sobre as plantas.

O nome do Senhor vou invocar; * / vinde todos e dai glória ao nosso Deus! / – Ele é a Rocha: suas obras são perfeitas, * / seus caminhos todos eles são justiça; / – é ele o Deus fiel, sem falsidade, * / o Deus justo, sempre reto em seu agir.

Os filhos seus degenerados o ofenderam, * / essa raça corrompida e depravada! / – É assim que agradeces ao Senhor Deus, * / povo louco, povo estulto e insensato? / – Não é ele o teu Pai que te gerou, * / o Criador que te firmou e te sustenta?

Recorda-te dos dias do passado * / e relembra as antigas gerações; / – pergunta, e teu pai te contará, * / interroga, e teus avós te ensinarão.

Quando o Alssimo os povos dividiu * / e pela terra espalhou os filhos de Adão, / – as fronteiras das nações ele marcou * / de acordo com o número de seus filhos; / – mas a parte do Senhor foi o seu povo, * / e Ja foi a porção de sua herança.

Foi num deserto que o Senhor achou seu povo, * / num lugar de solidão desoladora; / – cercou-o de cuidados e carinhos * / e o guardou como a pupila de seus olhos.

Como a águia, esvoaçando sobre o ninho, * / incita os seus filhotes a voar, / – ele estendeu as suas asas e o tomou, * / e levou-o carregado sobre elas. / – O Senhor, somente ele, foi seu guia, * / e jamais um outro deus com ele estava.

Glória. Ant. 2. Vinde todos e dai glória ao nosso Deus!

4. Salmo 8 - Majestade de Deus e dignidade do homem

Ant. 3. Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! †

Ó Senhor nosso Deus, como é grande * / vosso nome por todo o universo!

– † Desdobrastes nos céus vossa glória * / com grandeza, esplendor, majestade. / = O perfeito louvor vos é dado † / pelos bios dos mais pequeninos, * / de crianças que a mãe amamenta.

Eis a força que opondes aos maus, * / reduzindo o inimigo ao silêncio. / – Contemplando estes céus que plasmastes * / e formastes com dedos de artista;

vendo a lua e estrelas brilhantes, * / perguntamos: “Senhor, que é o homem, / – para dele assim vos lembrardes * / e o tratardes com tanto carinho?”

Pouco abaixo de um deus o fizestes, * / coroando-o de glória e esplendor; / – vós lhe destes poder sobre tudo, * / vossas obras aos pés lhe pusestes:

as ovelhas, os bois, os rebanhos, * / todo o gado e as feras da mata; / – passarinhos e peixes dos mares, * / todo ser que se move nas águas.

Ó Senhor nosso Deus, como é grande * / vosso nome por todo o universo!

Glória. Ant. 3. Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! †

5. Leitura breve Ct 8,7

Águas torrenciais jamais apagarão o amor, nem rios poderão afogá-lo. Se alguém oferecesse todas as riquezas de sua casa para comprar o amor, seria tratado com desprezo.

6. Responsório breve

R. Senhor, é vossa face que eu procuro. * Meu coração fala convosco confiante. R. Senhor.

V. Senhor, não me escondais a vossa face! * Meu coração fala convosco confiante. Glória ao Pai. R. Senhor.

7. Cântico evangélico

Ant. A virgem prudente entrou para as bodas e vive com Cristo na glória celeste. Como o sol, ela brilha entre os coros das virgens.

Benedictus – Lc 1,68-79

O Messias e seu Precursor

– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
– e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

– como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
– para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor †
em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

– anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados,

– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,

– para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. A virgem prudente entrou para as bodas e vive com Cristo na glória celeste. Como o sol, ela brilha entre os coros das virgens.

8. Preces

Glorifiquemos a Cristo, esposo e prêmio das virgens; e lhe supliquemos com fé:

R. Jesus, prêmio das virgens, ouvi-nos!

Cristo, amado pelas santas virgens como único Esposo, concedei que nada nos separe do vosso amor. – R.

Coroastes Maria, como Rainha das virgens; concedei-nos, por sua intercessão, que vos sirvamos sempre de coração puro. – R.

Por intercessão de vossas servas, que a vós se consagraram de todo o coração para serem santas de corpo e de alma; concedei que jamais a instável figura deste mundo nos afaste de vós. – R.

Senhor Jesus, esposo por cuja vinda as virgens prudentes esperaram sem desanimar; concedei que vos aguardemos vigilantes na esperança. – R.

Por intercessão de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, uma das virgens sábias e prudentes, concedei-nos sabedoria e uma vida sem mancha. – R.

(intenções livres)
9. Pai nosso...
10. Oração

Ó Deus onipotente e eterno, que exaltais os humildes e simples e conduzistes a Santa Paulina pelo caminho da santidade através da provação, do trabalho humilde e da oração constante, concedei-nos, por seu auxílio e a seu exemplo, suportar com fortaleza os sofrimentos de cada dia e encontrar a plenitude de vossa graça no serviço às pessoas, especialmente às mais necessitadas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Liturgia Diária das Horas

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.

Assinar