São João Damasceno, presbítero e doutor da Igreja
LAUDES (Manhã)
1. Hino
Em meio à treva escura, / ressoa clara voz. / Os sonhos maus se afastem, / refulja o Cristo em nós.
Despertem os que dormem / feridos de pecado. / Um novo sol já brilha, / o mal vai ser tirado.
Do Céu desce o Cordeiro / que traz a salvação. / Choremos e imploremos / das culpas o perdão.
E ao vir julgar o mundo / no dia do terror, / não puna tantas culpas, / mas venha com amor.
Ao Pai e ao seu Filho / poder e majestade, / e glória ao Santo Espírito / por toda a eternidade.
2. Salmo 56(57) – Oração da manhã numa aflição
Ant. 1. Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora.
– Piedade, Senhor, piedade, */ pois em vós se abriga a minh’alma! /– De vossas asas, à sombra, me achego, */ até que passe a tormenta, Senhor!
– Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, */ a este Deus que me dá todo o bem. /= Que me envie do céu sua ajuda †/ e confunda os meus opressores! */ Deus me envie sua graça e verdade!
– Eu me encontro em meio a leões, */ que, famintos, devoram os homens; /– os seus dentes são lanças e flechas, */ suas línguas, espadas cortantes.
– Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, */ vossa glória refulja na terra!
– Prepararam um laço a meus pés, */ e assim oprimiram minh’alma; /– uma cova me abriram à frente, */ mas na cova acabaram caindo.
– Meu coração está pronto, meu Deus, */ está pronto o meu coração! /– Vou cantar e tocar para vós: */ desperta, minh’alma, desperta! /– Despertem a harpa e a lira, */ eu irei acordar a aurora!
– Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, */ dar-vos graças, por entre as nações! /– Vosso amor é mais alto que os céus, */ mais que as nuvens a vossa verdade!
– Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, */ vossa glória refulja na terra!
Glória. Ant. 1.
3. Cântico Jr 31,10-14 – A felicidade do povo libertado
Ant. 2. O meu povo há de fartar-se de meus bens.
– Ouvi, nações, a palavra do Senhor */ e anunciai-a nas ilhas mais distantes: /– “Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, */ e o guardará qual pastor a seu rebanho!”
– Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó */ e o libertou do poder do prepotente. /= Voltarão para o monte de Sião, †/ entre brados e cantos de alegria */ afluirão para as bênçãos do Senhor:
– para o trigo, o vinho novo e o azeite; */ para o gado, os cordeirinhos e as ovelhas. /– Terão a alma qual jardim bem irrigado, */ de sede e fome nunca mais hão de sofrer.
– Então a virgem dançará alegremente, */ também o jovem e o velho exultarão; /– mudarei em alegria o seu luto, */ serei consolo e conforto após a pena. /– Saciarei os sacerdotes de delícias, */ e meu povo há de fartar-se de meus bens!
Glória. Ant. 2.
4. Salmo 47(48) – Ação de graças pela salvação do povo
Ant. 3. Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora. †
– Grande é o Senhor e muito digno de louvores */ na cidade onde ele mora; /–† seu monte santo, esta colina encantadora */ é a alegria do universo.
– Monte Sião, no extremo norte situado, */ és a mansão do grande Rei! /– Deus revelou-se em suas fortes cidadelas */ um refúgio poderoso.
– Pois eis que os reis da terra se aliaram, */ e todos juntos avançaram; /– mal a viram, de pavor estremeceram, */ debandaram perturbados.
– Como as dores da mulher sofrendo parto, */ uma angústia os invadiu, /– semelhante ao vento leste impetuoso, */ que despedaça as naus de Társis.
– Como ouvimos dos antigos, contemplamos: */ Deus habita esta cidade, /– a cidade do Senhor onipotente, */ que ele a guarde eternamente!
– Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade */ em meio ao vosso templo; /– com vosso nome vai também vosso louvor */ aos confins de toda a terra.
– Vossa direita está repleta de justiça, */ exulte o monte de Sião! /– Alegrem-se as cidades de Judá */ com os vossos julgamentos!
– Vinde a Sião, fazei a volta ao seu redor */ e contai as suas torres; /– observai com atenção suas muralhas, */ visitai os seus palácios,
– para contar às gerações que hão de vir */ como é grande o nosso Deus! /– O nosso Deus é desde sempre e para sempre: */ será ele o nosso guia!
Glória. Ant. 3.
5. Leitura breve Is 45,8
Céus, deixai cair orvalho das alturas, e que as nuvens façam chover justiça; abra-se a terra e germine a salvação; brote igualmente a salvação.
6. Responsório breve
R. Eis que vem vosso Deus Salvador! * Eis vosso Deus e Senhor. R. Eis que vem.
V. Toda a carne verá sua glória. * Eis vosso Deus. Glória ao Pai. R. Eis que vem.
7. Cântico evangélico
Ant. Espero confiante o meu Deus e Salvador, e o aguardo ansioso, pois está para chegar. Aleluia.
Benedictus – Lc 1,68-79
O Messias e seu Precursor
– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
– e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,
– como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
– para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.
– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor †
em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.
= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,
– anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados,
– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
– para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
8. Preces
Peçamos confiantes a Cristo sabedoria e poder de Deus, que encontra suas delícias em estar com os filhos dos homens; e digamos:
R. Jesus, ficai conosco!
SENHOR Jesus Cristo, que nos chamastes para o reino da vossa luz admirável, fazei que caminhemos de modo digno de Deus, agradando-lhe em tudo! – R.
VÓS, que, ignorado pelo mundo, estais no meio de nós, manifestai vossa face a todos os homens. – R.
VÓS, que estais mais perto de nós do que nós mesmos, confirmai em nossos corações a confiança e a esperança da salvação. – R.
VÓS, que sois a fonte da santidade, guardai-nos santos e irrepreensíveis para o dia de vossa vinda. – R.
(intenções livres)
9. Pai nosso…
10. Oração
Concedei-nos, ó Deus, encontrar apoio nas orações do presbítero São João Damasceno, para que a verdadeira fé, por ele ensinada de modo tão eminente, seja sempre nossa luz e nossa força. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar