DIA 3 – QUINTA-FEIRA | Paulus Editora

Liturgia diária das horas
DIA 3 – QUINTA-FEIRA

São Tomé, Apóstolo

Festa 

LAUDES (Manhã) 

1. Hino 

Tu fulguras qual luzeiro / entre os doze, São Tomé; / oh! Recebe prazenteiro / o louvor de nossa fé!

O Senhor te fez sentar / sobre um trono só de luz. / O amor levou-te a dar / tua vida por Jesus.

Relataram os irmãos / que o Senhor tornara à vida; / queres vê-lo e com as mãos, / apalpar suas feridas.

Que alegria quando o viste / redivivo em seu fulgor; / e com fé adoraste / como Deus e teu Senhor.

Entre nós, que não o vemos, / nossa fé por ti floresça, / e o amor com que o buscamos / dia a dia sempre cresça.

Seja ao Cristo honra e vitória! / Que a teus rogos ele dê / vê-lo vivo em sua glória a quem anda à luz da fé!

2. Salmo 62(63) – Sede de Deus 

Ant. 1. E disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos aonde tu vais, e como podemos saber o caminho? Jesus respondeu: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

– Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! */ Desde a aurora ansioso vos busco! /= A minh’alma tem sede de vós, †/ minha carne também vos deseja, */ como terra sedenta e sem água!

– Venho, assim, contemplar-vos no templo, */ para ver vossa glória e poder. /– Vosso amor vale mais do que a vida: */ e por isso meus lábios vos louvam.

– Quero, pois, vos louvar pela vida */ e elevar para vós minhas mãos! /– A minh’alma será saciada, */ como em grande banquete de festa; /– canta a alegria em meus lábios, */ ao cantar para vós meu louvor!

– Penso em vós no meu leito, de noite, */ nas vilias suspiro por vós! /– Para mim fostes sempre um socorro; */ de vossas asas à sombra eu exulto! /– Minha alma se agarra em vós; */ com poder vossa mão me sustenta.

Glória. Ant. 1. 

3. Cântico Dn 3,57-88.56 – Louvor das criaturas ao Senhor 

Ant. 2. Tomé, que também é chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram a ele: Nós vimos Jesus. Aleluia.

Obras do Senhor, bendizei o Senhor, */ louvai-o e exaltai-o pelos culos sem fim! /– Céus do Senhor, bendizei o Senhor! */ Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!

(R. Louvai-o e exaltai-o pelos culos sem fim! ou R. A ele glória e louvor eternamente!)

Águas do alto céu, bendizei o Senhor! */ Potências do Senhor, bendizei o Senhor! /– Lua e sol, bendizei o Senhor! */ Astros e estrelas, bendizei o Senhor! – R.

Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! */ Brisas e ventos, bendizei o Senhor! /– Fogo e calor, bendizei o Senhor! */ Frio e ardor, bendizei o Senhor! – R.

– Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! */ Geada e frio, bendizei o Senhor! /– Gelos e neves, bendizei o Senhor! */ Noites e dias, bendizei o Senhor! – R.

Luzes e trevas, bendizei o Senhor! */ Raios e nuvens, bendizei o Senhor! /– Ilhas e terra, bendizei o Senhor! */ Louvai-o e exaltai-o pelos culos sem fim! – R.

Montes e colinas, bendizei o Senhor! */ Plantas da terra, bendizei o Senhor! /– Mares e rios, bendizei o Senhor! */ Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! – R.

– Baleias e peixes, bendizei o Senhor! */ Pássaros do céu, bendizei o Senhor! /– Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! */ Filhos dos homens, bendizei o Senhor! – R.

Filhos de Israel, bendizei o Senhor! */ Louvai-o e exaltai-o pelos culos sem fim! /– Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! */ Servos do Senhor, bendizei o Senhor! – R.

Almas dos justos, bendizei o Senhor! */ Santos e humildes, bendizei o Senhor! /– Jovens Misael, Ananias e Azarias, */ louvai-o e exaltai-o pelos culos sem fim! – R.

– Ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo */ louvemos e exaltemos pelos culos sem fim! /– Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! */ Sois digno de louvor e de glória eternamente! – R.

No fim deste cântico, não se diz: Glória ao Pai. 

Ant. 2. 

4. Salmo 149 – A alegria e o louvor dos santos 

Ant. 3.Com teu dedo vem tocar as minhas mãos, coloca a tua mão no lado aberto, e não sejas um incrédulo, Tomé, mas tenhas fé. Aleluia, aleluia.

– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, */ e o seu louvor na assembleia dos fiéis! /– Alegre-se Israel em Quem o fez, */ e Sião se rejubile no seu Rei! /– Com danças glorifiquem o seu nome, */ toquem harpa e tambor em sua honra!

– Porque, de fato, o Senhor ama seu povo */ e coroa com vitória os seus humildes. /– Exultem os fiéis por sua glória, */ e cantando se levantem de seus leitos, /– com louvores do Senhor em sua boca */ e espadas de dois gumes em sua mão,

– para exercer sua vingança entre as nações */ e infligir o seu castigo entre os povos, /– colocando nas algemas os seus reis, */ e seus nobres entre ferros e correntes, /– para aplicar-lhes a sentença já escrita: */ Eis a glória para todos os seus santos.

Glória. Ant. 3. 

5. Leitura breve Ef 2,19-22 

Já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

6. Responsório breve

R. Fareis deles os chefes * Por toda a terra. R. Fareis.

V. Lembrarão vosso nome, Senhor, para sempre. * Por toda. Glória ao Pai. R. Fareis.

7. Cântico evangélico 

Ant. Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que creem sem ter visto! Aleluia.

Benedictus – Lc 1,68-79

O Messias e seu Precursor 

– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
– e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

– como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
– para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor ††
em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, ††
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

– anunciando ao seu povo a salvação, *
que es na remissão de seus pecados,

– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,

– para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.  

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *
Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. 

8. Preces 

Irmãos caríssimos, tendo recebido dos apóstolos a herança celeste, agradeçamos a Deus, nosso Pai, todos os seus dons; e aclamemos:

R. O coro dos apóstolos vos louva, Senhor! 

LOUVOR a vós, Senhor pela mesa do vosso Corpo e Sangue que recebemos por intermédio dos apóstolos; por ela somos alimentados e vivemos. – R.

LOUVOR a vós, Senhor pela mesa de vossa Palavra, preparada para nós pelos apóstolos; por ela recebemos luz e alegria. – R.

LOUVOR a vós, Senhor, por vossa santa Igreja, edificada sobre o fundamento dos apóstolos; com ela formamos um só Corpo. – R.

LOUVOR a vós, Senhor, pelos Sacramentos do Batismo e da Penitência que confiastes aos apóstolos; por eles somos lavados de todo pecado. – R.

(intenções livres) 

9. Pai nosso… 

10. Oração 

Deus todo-poderoso, concedei-nos celebrar com alegria a festa do apóstolo São Tomé, para que sejamos sempre sustentados por sua proteção e tenhamos a vida pela fé no Cristo que ele reconheceu como Senhor. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.


Liturgia Diária das Horas

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.

Assinar