Santo Agostinho de Cantuária, bispo
Já o dia nasceu novamente. / Supliquemos, orando, ao Senhor / que nos guarde do mal neste dia / e por atos vivamos o amor.
Ponha freios à língua e a modere, / da discórdia evitando a paixão; / que nos vele o olhar e o defenda / da vaidade e de toda a ilusão.
Sejam puros os seres no íntimo, / dominando os instintos do mal. / Evitemos do orgulho o veneno, / moderando o impulso carnal.
Para que, no final deste dia, / quando a noite, em seu curso, voltar, / abstinentes e puros, possamos / sua glória e louvores cantar.
Glória ao Pai, ao seu Unigênito / e ao Espírito Santo também. / Suba aos Três o louvor do universo / hoje e sempre, nos séculos. Amém.
Ant. 1. Fazei-me sentir vosso amor desde cedo!
– Ó Senhor, escutai minha prece, * / ó meu Deus, atendei minha súplica! / – Respondei-me, ó vós, Deus fiel, * / escutai-me por vossa justiça!
= Não chameis vosso servo a juízo, † / pois diante da vossa presença * / não é justo nenhum dos viventes.
– O inimigo persegue a minha alma, * / ele esmaga no chão minha vida / – e me faz habitante das trevas, * / como aqueles que há muito morreram. / – Já em mim o alento se extingue, * / o coração se comprime em meu peito!
= Eu me lembro dos dias de outrora † / e repasso as vossas ações, * / recordando os vossos prodígios. / = Para vós minhas mãos eu estendo; † / minha alma tem sede de vós, * / como a terra sedenta e sem água.
– Escutai-me depressa, Senhor, * / o espírito em mim desfalece! / = Não escondais vossa face de mim! † / Se o fizerdes, já posso contar-me * / entre aqueles que descem à cova!
– Fazei-me cedo sentir vosso amor, * / porque em vós coloquei a esperança! / – Indicai-me o caminho a seguir, * / pois a vós eu elevo a minha alma! / – Libertai-me dos meus inimigos, * / porque sois meu refúgio, Senhor!
– Vossa vontade ensinai-me a cumprir, * / porque sois o meu Deus e Senhor! / – Vosso Espírito bom me dirija * / e me guie por terra bem plana!
– Por vosso nome e por vosso amor * / conservai, renovai minha vida! / – Pela vossa justiça e clemência, * / arrancai a minha alma da angústia!
Glória. Ant. 1. Fazei-me sentir vosso amor desde cedo!
Ant. 2. O Senhor vai fazer correr a paz como um rio para a nova Sião.
= Alegrai-vos com Sião † / e exultai por sua causa, * / todos vós que a amais; / – tomai parte no seu júbilo, * / todos vós que a lamentais!
= Podereis alimentar-vos, † / saciar-vos com fartura * / com seu leite que consola; / – podereis deliciar-vos * / nas riquezas de sua glória.
= Pois assim fala o Senhor: † / “Vou fazer correr a paz * / para ela como um rio, / – e as riquezas das nações * / qual torrente a transbordar.
= Vós sereis amamentados † / e ao colo carregados * / e afagados com carícias; / – como a mãe consola o filho, * / em Sião vou consolar-vos.
= Tudo isso vós vereis, † / e os vossos corações * / de alegria pulsarão; / – vossos membros, como plantas, * / tomarão novo vigor.
Glória. Ant. 2. O Senhor vai fazer correr a paz como um rio para a nova Sião.
Ant. 3. Cantai ao nosso Deus, porque é suave.
= Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, † / cantai ao nosso Deus, porque é suave: * / ele é digno de louvor, ele o merece!
– O Senhor reconstruiu Jerusalém, * / e os dispersos de Israel juntou de novo; / – ele conforta os corações despedaçados, * / ele enfaixa suas feridas e as cura; / – fixa o número de todas as estrelas * / e chama a cada uma por seu nome.
– É grande e onipotente o nosso Deus, * / seu saber não tem medidas nem limites. / – O Senhor Deus é o amparo dos humildes, * / mas dobra até o chão os que são ímpios. / – Entoai, cantai a Deus ação de graças, * / tocai para o Senhor em vossas harpas!
– Ele reveste todo o céu com densas nuvens, * / e a chuva para a terra ele prepara; / – faz crescer a verde relva sobre os montes * / e as plantas que são úteis para o homem; / – ele dá aos animais seu alimento, * / e ao corvo e aos seus filhotes que o invocam.
– Não é a força do cavalo que lhe agrada, * / nem se deleita com os músculos do homem, / – mas agradam ao Senhor os que o respeitam, * / os que confiam, esperando em seu amor!
Glória. Ant. 3. Cantai ao nosso Deus, porque é suave.
Eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós. De fato, toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus. Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua livre vontade, mas por sua dependência daquele que a sujeitou; também ela espera ser libertada da escravidão da corrupção e, assim, participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus.
R. Penso em vós no meu leito, de noite, * Nas vigílias, suspiro por vós. R. Penso em vós.
V. Para mim fostes sempre um socorro! * Nas vigílias. Glória ao Pai. R. Penso em vós.
Ant. Anunciai ao vosso povo a salvação, e perdoai-nos, ó Senhor, nossos pecados!
Ant. Anunciai ao vosso povo a salvação, e perdoai-nos, ó Senhor, nossos pecados!
Bendigamos a Deus, vida e salvação do seu povo; e o invoquemos, dizendo:
R. Senhor, vós sois a nossa vida!
BENDITO sejais, Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que na vossa misericórdia nos fizestes renascer para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. – R.
VÓS, que em Cristo renovastes o homem, criado à vossa imagem, tornai-nos semelhantes à imagem do vosso Filho. – R.
DERRAMAI em nossos corações, feridos pelo ódio e pela inveja, a caridade do Espírito Santo. – R.
DAI trabalho aos desempregados, alimento aos famintos, alegria aos tristes, e a toda a humanidade graça e salvação. – R.
Ó Deus, que conduzistes ao Evangelho os povos da Inglaterra pela pregação do bispo Santo Agostinho, concedei que os frutos do seu trabalho permaneçam na vossa Igreja com perene fecundidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar