São Tiago Maior, Apóstolo – Festa
Ó São Tiago, vos trazemos / um canto alegre de louvor. / Da simples arte de pescar, / Jesus aos cimos vos levou.
Ao seu chamado obedecendo, / com vosso irmão tudo deixastes / e do seu Nome e do seu Verbo, / ardente arauto vos tornastes.
Ó testemunha fulgurante / da mão direita do Senhor, / vedes no monte a glória eterna, / no horto vedes a sua dor.
E quando a taça do martírio / chamou por vós, pronto atendestes, / como primeiro entre os apóstolos / pelo Senhor dela bebestes.
Fiel discípulo de Cristo, / da luz do céu semeador, / iluminais os corações / pela esperança, fé e amor.
Dai-nos seguir com prontidão / a Jesus Cristo e seus preceitos, / para podermos, junto a vós, / cantar-lhe o hino dos eleitos.
Ant. 1. Caminhando, Jesus viu Tiago e João, os irmãos Zebedeu, e também os chamou.
– Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! * / Desde a aurora ansioso vos busco! / = A minh’alma tem sede de vós, † / minha carne também vos deseja, * / como terra sedenta e sem água!
– Venho, assim, contemplar-vos no templo, * / para ver vossa glória e poder. / – Vosso amor vale mais do que a vida: * / e por isso meus lábios vos louvam.
– Quero, pois, vos louvar pela vida * / e elevar para vós minhas mãos! / – A minh’alma será saciada, * / como em grande banquete de festa; / – cantará a alegria em meus lábios, * / ao cantar para vós meu louvor!
– Penso em vós no meu leito, de noite, * / nas vigílias suspiro por vós! / – Para mim fostes sempre um socorro; * / de vossas asas à sombra eu exulto! / – Minha alma se agarra em vós; * / com poder vossa mão me sustenta.
Glória. Ant. 1. Caminhando, Jesus viu Tiago e João, os irmãos Zebedeu, e também os chamou.
Ant. 2. E logo deixando o pai e as redes, seguiram Jesus.
– Obras do Senhor, bendizei o Senhor, * / louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! / – Céus do Senhor, bendizei o Senhor! * / Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! ou R. A ele glória e louvor eternamente!)
– Águas do alto céu, bendizei o Senhor! * / Potências do Senhor, bendizei o Senhor! / – Lua e sol, bendizei o Senhor! * / Astros e estrelas, bendizei o Senhor! – R.
– Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! * / Brisas e ventos, bendizei o Senhor! / – Fogo e calor, bendizei o Senhor! * / Frio e ardor, bendizei o Senhor! – R.
– Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! * / Geada e frio, bendizei o Senhor! / – Gelos e neves, bendizei o Senhor! * / Noites e dias, bendizei o Senhor! – R.
– Luzes e trevas, bendizei o Senhor! * / Raios e nuvens, bendizei o Senhor! / – Ilhas e terra, bendizei o Senhor! * / Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! – R.
– Montes e colinas, bendizei o Senhor! * / Plantas da terra, bendizei o Senhor! / – Mares e rios, bendizei o Senhor! * / Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! – R.
– Baleias e peixes, bendizei o Senhor! * / Pássaros do céu, bendizei o Senhor! / – Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! * / Filhos dos homens, bendizei o Senhor! – R.
– Filhos de Israel, bendizei o Senhor! * / Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! / – Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! * / Servos do Senhor, bendizei o Senhor! – R.
– Almas dos justos, bendizei o Senhor! * / Santos e humildes, bendizei o Senhor! / – Jovens Misael, Ananias e Azarias, * / louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! – R.
– Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo * / louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim! / – Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! * / Sois digno de louvor e de glória eternamente! – R.
No fim deste cântico, não se diz: Glória ao Pai.
Ant. 2. E logo deixando o pai e as redes, seguiram Jesus.
Ant. 3. Bebereis do meu cálice que eu devo beber, recebereis o batismo que vou receber.
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * / e o seu louvor na assembleia dos fiéis! / – Alegre-se Israel em Quem o fez, * / e Sião se rejubile no seu Rei! / – Com danças glorifiquem o seu nome, * / toquem harpa e tambor em sua honra!
– Porque, de fato, o Senhor ama seu povo * / e coroa com vitória os seus humildes. / – Exultem os fiéis por sua glória, * / e cantando se levantem de seus leitos, / – com louvores do Senhor em sua boca * / e espadas de dois gumes em sua mão,
– para exercer sua vingança entre as nações * / e infligir o seu castigo entre os povos, / – colocando nas algemas os seus reis, * / e seus nobres entre ferros e correntes, / – para aplicar-lhes a sentença já escrita: * / Eis a glória para todos os seus santos.
Glória. Ant. 3. Bebereis do meu cálice que eu devo beber, recebereis o batismo que vou receber.
Já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
R. Fareis deles os chefes * Por toda a terra. R. Fareis.
V. Lembrarão vosso nome, Senhor, para sempre. * Por toda. Glória ao Pai. R. Fareis.
Ant. Jesus tomou a Pedro e os irmãos João e Tiago e os levou a um alto monte, e ali, diante deles, ficou transfigurado.
Ant. Jesus tomou a Pedro e os irmãos João e Tiago e os levou a um alto monte, e ali, diante deles, ficou transfigurado.
Irmãos caríssimos, tendo recebido dos apóstolos a herança celeste, agradeçamos a Deus, nosso Pai, todos os seus dons; e aclamemos:
R. O coro dos apóstolos vos louva, Senhor!
LOUVOR a vós, Senhor, pela mesa do vosso Corpo e Sangue que recebemos por intermédio dos apóstolos; por ela somos alimentados e vivemos. – R.
LOUVOR a vós, Senhor, pela mesa de vossa Palavra, preparada para nós pelos apóstolos; por ela recebemos luz e alegria. – R.
LOUVOR a vós, Senhor, por vossa santa Igreja, edificada sobre o fundamento dos apóstolos; com ela formamos um só Corpo. – R.
LOUVOR a vós, Senhor, pelos sacramentos do Batismo e da Penitência que confiastes aos apóstolos; por eles somos lavados de todo pecado. – R.
Deus eterno e todo-poderoso, que pelo sangue de São Tiago consagrastes as primícias dos trabalhos dos Apóstolos, concedei que a vossa Igreja seja confirmada pelo seu testemunho e sustentada pela sua proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar