Liturgia diária das horas
DIA 22 – 12º DOMINGO DO TEMPO COMUM

(IV Semana do Saltério) 

LAUDES (Manhã)

1. Hino 

Eis que da noite já foge a sombra / e a luz da aurora refulge, ardente. / Nós, reunidos, a Deus oremos / e invoquemos o Onipotente.

Deus, compassivo, nos salve a todos / e nos afaste de todo o mal. / O Pai bondoso, por sua graça, / nos dê o reino celestial.

Assim nos ouça o Deus Uno e Trino, / Pai, Filho e Espírito Consolador. / Por toda a terra vibram acordes / dum canto novo em seu louvor.

2. Salmo 117(118) – Canto de alegria e salvação 

Ant. 1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia. Aleluia.  

– Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! */ “Eterna é a sua misericórdia!”

–† A casa de Israel agora o diga: */ “Eterna é a sua misericórdia!” /– A casa de Aarão agora o diga: */ “Eterna é a sua misericórdia!” /– Os que temem o Senhor agora o digam: */ “Eterna é a sua misericórdia!”

– Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, */ e o Senhor me atendeu e libertou! /– O Senhor está comigo, nada temo; */ o que pode contra mim um ser humano? /– O Senhor está comigo, é o meu auxílio, */ hei de ver meus inimigos humilhados.

– É melhor buscar refúgio no Senhor */ do que pôr no ser humano a esperança; /– é melhor buscar refúgio no Senhor */ do que contar com os poderosos deste mundo!”

– Povos pagãos me rodearam todos eles, */ mas em nome do Senhor os derrotei; /– de todo lado todos eles me cercaram, */ mas em nome do Senhor os derrotei;

= como um enxame de abelhas me atacaram, †/ como um fogo de espinhos me queimaram, */ mas em nome do Senhor os derrotei.

– Empurraram-me, tentando derrubar-me, */ mas veio o Senhor em meu socorro. /– O Senhor é minha força e o meu canto, */ e tornou-se para mim o Salvador. /– “Clamores de alegria e de vitória */ ressoem pelas tendas dos fiéis.

= A mão direita do Senhor fez maravilhas, †/ a mão direita do Senhor me levantou, */ a mão direita do Senhor fez maravilhas!”

– Não morrerei, mas, ao contrário, viverei */ para cantar as grandes obras do Senhor! /– O Senhor severamente me provou, */ mas não me abandonou às mãos da morte.

– Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; */ quero entrar para dar graças ao Senhor! /–“Sim, esta é a porta do Senhor, */ por ela só os justos entrarão!” /– Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes */ e vos tornastes para mim o Salvador!

– “A pedra que os pedreiros rejeitaram */ tornou-se agora a pedra angular. /– Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: */ Que maravilhas ele fez a nossos olhos! /– Este é o dia que o Senhor fez para nós, */ alegremo-nos e nele exultemos!

– Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, */ ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”/– Bendito seja, em nome do Senhor, */ aquele que em seus átrios vai entrando! /– Desta casa do Senhor vos bendizemos. */ Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, */ aproximai-vos do altar, até bem perto! /– Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! */ vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! /– Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! */ “Eterna é a sua misericórdia!”

Glória. Ant. 1. 

3. Cântico Dn 3,52-57 – Louvor das criaturas ao Senhor 

Ant. 2. Obras todas do Senhor, aleluia, bendizei o Senhor. Aleluia! 

– Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais! */ A vós louvor, honra e glória eternamente! /– Sede bendito, nome santo e glorioso! */ A vós louvor, honra e glória eternamente!

– No templo santo onde refulge a vossa glória! */ A vós louvor, honra e glória eternamente! /– E em vosso trono de poder vitorioso! */ A vós louvor, honra e glória eternamente!

– Sede bendito, que sondais as profundezas! */ A vós louvor, honra e glória eternamente! /– E superior aos querubins vos assentais! */ A vós louvor, honra e glória eternamente!

– Sede bendito no celeste firmamento! */ A vós louvor, honra e glória eternamente! /– Obras todas do Senhor, glorificai-o! */ A ele louvor, honra e glória eternamente!

Glória. Ant. 2. 

4. Salmo 150 – Louvai o Senhor 

Ant. 3. Louve a Deus tudo o que vive e que respira. Aleluia!

– Louvai o Senhor Deus no santuário, */ louvai-o no alto céu de seu poder! /– Louvai-o por seus feitos grandiosos, */ louvai-o em sua grandeza majestosa!

– Louvai-o com o toque da trombeta, */ louvai-o com a harpa e com a cítara! /– Louvai-o com a dança e o tambor, */ louvai-o com as cordas e as flautas!

– Louvai-o com os címbalos sonoros, */ louvai-o com os címbalos de júbilo! /– Louve a Deus tudo o que vive e que respira, */ tudo cante os louvores do Senhor!

Glória. Ant. 3. 

5. Leitura breve 2Tm 2,8.11-13 

Lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos. Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos. Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará. Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

6. Responsório breve

R. Nós vos louvamos, dando graças, ó Senhor, * Dando graças, invocamos vosso nome. R. Nós vos louvamos.

V. E publicamos os prodígios que fizestes. * Dando graças. Glória ao Pai. R. Nós vos louvamos.

7. Cântico evangélico 

Ant. Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais, diz Jesus.

Benedictus – Lc 1,68-79

O Messias e seu Precursor 

– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
– e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

– como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
– para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor ††
em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, ††
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

– anunciando ao seu povo a salvação, *
que es na remissão de seus pecados,

– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,

– para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.  

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *
Como era no prinpio, agora e sempre. Amém.

8. Preces 

Ao Deus de todo poder e bondade, que nos ama e sabe do que temos necessidade, abramos o coração com alegria; e o aclamemos com louvores, dizendo:

R. Nós vos louvamos, Senhor, e em vós confiamos!

NÓS vos bendizemos, Deus todo-poderoso e Rei do universo, porque, mesmo sendo pecadores, viestes à nossa procura, para conhecermos vossa verdade e servirmos à vossa majestade. – R.

DEUS, que abristes para nós as portas da vossa misericórdia, não nos deixeis jamais afastar do caminho da vida. – R.

AO celebrar a ressurreição do vosso amado Filho, fazei que este dia transcorra para nós cheio de alegria espiritual. – R.

DAI, Senhor, a vossos fiéis o espírito de oração e de louvor, para que vos demos graças sempre e em todas as coisas. – R.

(intenções livres) 

9. Pai nosso… 

10. Oração 

Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Liturgia Diária das Horas

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.

Assinar