Imaculado Coração de Maria
No céu refulge a aurora / e nasce um novo dia. / As trevas se dissipem: / a luz nos alumia.
Bem longe os fantasmas, / os sonhos e ilusões! / Do mal que vem das trevas / quebremos os grilhões.
Na aurora derradeira / possamos, preparados, / cantar de Deus a glória, / na sua luz banhados.
Louvor e glória ao Pai, / ao Filho seu também, / e ao Divino Espírito / agora e sempre. Amém.
Ant. 1. Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; todos os vossos mandamentos são verdade!
– Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! * / Quero cumprir vossa vontade fielmente! / – Clamo a vós: Senhor, salvai-me, eu vos suplico, * / e então eu guardarei vossa Aliança!
– Chego antes que a aurora e vos imploro, * / e espero confiante em vossa lei. / – Os meus olhos antecipam as vigílias, * / para de noite meditar vossa palavra.
– Por vosso amor ouvi atento a minha voz * / e dai-me a vida, como é vossa decisão! / – Meus opressores se aproximam com maldade; * / como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!
– Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; * / todos os vossos mandamentos são verdade! / – Desde criança aprendi vossa Aliança * / que firmastes para sempre, eternamente.
Glória. Ant. 1. Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; todos os vossos mandamentos são verdade!
Ant. 2. Que a vossa Sabedoria, ó Senhor, esteja junto a mim no meu trabalho.
– Deus de meus pais, Senhor bondoso e compassivo, * / vossa Palavra poderosa criou tudo, / – vosso saber o ser humano modelou * / para ser rei da criação que é vossa obra, / – reger o mundo com justiça, paz e ordem, * / e exercer com retidão seu julgamento:
– Dai-me vossa sabedoria, ó Senhor, * / sabedoria que partilha o vosso trono. / – Não me excluais de vossos filhos como indigno: * / sou vosso servo e minha mãe é vossa serva;
– sou homem fraco e de existência muito breve, * / incapaz de discernir o que é justo. / – Até mesmo o mais perfeito dentre os homens * / não é nada, se não tem vosso saber.
– Mas junto a vós, Senhor, está a sabedoria, * / que conhece as vossas obras desde sempre; / = convosco estava ao criardes o universo, † / ela sabe o que agrada a vossos olhos, * / o que é reto e conforme às vossas ordens.
– Enviai-a lá de cima, do alto céu, * / mandai-a vir de vosso trono glorioso, / – para que esteja junto a mim no meu trabalho * / e me ensine o que agrada a vossos olhos! / = Ela, que tudo compreende e tudo sabe, † / há de guiar meus passos todos com prudência, * / com seu poder há de guardar a minha vida.
Glória. Ant. 2. Que a vossa Sabedoria, ó Senhor, esteja junto a mim no meu trabalho.
Ant. 3. O Senhor para sempre é fiel.
– Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, * / povos todos, festejai-o! / – Pois comprovado é seu amor para conosco, * / para sempre ele é fiel!
Glória. Ant. 3. O Senhor para sempre é fiel.
Fazei tudo sem reclamar ou murmurar, para que sejais livres de repreensão e ambiguidade, filhos de Deus sem defeito, no meio desta geração depravada e pervertida, na qual brilhais como os astros no universo.
R. A vós grito, ó Senhor, a vós clamo * E vos digo: Sois vós meu abrigo! R. A vós grito.
V. Minha herança na terra dos vivos. * E vos digo. Glória ao Pai. R. A vós grito.
Ant. Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo.
Ant. Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo.
Invoquemos a Deus, que elevou a Virgem Maria, mãe de Cristo, acima de todas as criaturas do céu e da terra; e digamos cheios de confiança:
R. Interceda por nós a Mãe do vosso Filho!
PAI de misericórdia, nós vos damos graças porque nos destes Maria como mãe e exemplo: por sua intercessão, santificai os nossos corações. – R.
VÓS, que fizestes de Maria a serva fiel e atenta à vossa Palavra, por sua intercessão fazei de nós servos e discípulos de vosso Filho. – R.
VÓS, que fizestes Maria a Mãe do vosso Filho por obra do Espírito Santo, por sua intercessão concedei-nos os frutos do mesmo Espírito. – R.
VÓS, que destes força a Maria para permanecer junto da cruz e a enchestes de alegria com a ressurreição de vosso Filho, por sua intercessão, confortai-nos nas tribulações e reavivai a nossa esperança. – R.
Ó Deus, que preparastes morada digna do Espírito Santo no Imaculado Coração de Maria, concedei que por sua intercessão nos tornemos um templo da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar