Santos Anjos da Guarda
Ó Deus, criando o mundo, / poder manifestais; / porém, ao governá-lo, / o vosso amor mostrais.
Aos que hoje vos suplicam / estais sempre presente: / que a luz da nova aurora / renove a nossa mente.
O mesmo anjo que um dia / por guarda nos foi dado / consiga a vida toda / livrar-nos do pecado.
Em nós ele extermine / as forças do inimigo; / que a fraude em nosso peito / jamais encontre abrigo.
Mandai para bem longe / a peste, a fome, a guerra: / haja entre nós justiça, / a paz brote da terra.
Salvai por vosso Filho, / a nós, no amor ungidos, / sejamos pelos anjos / Deus trino, protegidos!
Ant. 1. São santos, ó Senhor, vossos caminhos; haverá deus que se compare ao nosso Deus?
– Quero clamar ao Senhor Deus em alta voz, * / em alta voz eu clamo a Deus: que ele me ouça! / = No meu dia de aflição busco o Senhor; † / sem me cansar ergo, de noite, as minhas mãos, * / e minh’alma não se deixa consolar.
– Quando me lembro do Senhor, solto gemidos, * / e, ao recordá-lo, minha alma desfalece. / – Não me deixastes, ó meu Deus, fechar os olhos, * / e, perturbado, já nem posso mais falar!
– Eu reflito sobre os tempos de outrora, * / e dos anos que passaram me recordo; / – meu coração fica a pensar durante a noite, * / e, de tanto meditar, eu me pergunto:
– Será que Deus vai rejeitar-nos para sempre? * / E nunca mais nos há de dar o seu favor? / – Por acaso, seu amor foi esgotado? * / Sua promessa, afinal, terá falhado?
– Será que Deus se esqueceu de ter piedade? * / Será que a ira lhe fechou o coração? / – Eu confesso que é esta a minha dor: * / “A mão de Deus não é a mesma: está mudada!”
– Mas, recordando os grandes feitos do passado, * / vossos prodígios eu relembro, ó Senhor; / – eu medito sobre as vossas maravilhas * / e sobre as obras grandiosas que fizestes.
– São santos, ó Senhor, vossos caminhos! * / Haverá deus que se compare ao nosso Deus? / – Sois o Deus que operastes maravilhas, * / vosso poder manifestastes entre os povos. / – Com vosso braço redimistes vosso povo, * / os filhos de Jacó e de José.
– Quando as águas, ó Senhor, vos avistaram, * / elas tremeram e os abismos se agitaram / = e as nuvens derramaram suas águas, † / a tempestade fez ouvir a sua voz, * / por todo lado se espalharam vossas flechas.
= Ribombou a vossa voz entre trovões, † / vossos raios toda a terra iluminaram, * / a terra inteira estremeceu e se abalou.
= Abriu-se em pleno mar vosso caminho † / e a vossa estrada, pelas águas mais profundas; * / mas ninguém viu os sinais dos vossos passos. / – Como um rebanho conduzistes vosso povo * / e o guiastes por Moisés e Aarão.
Glória. Ant. 1. São santos, ó Senhor, vossos caminhos; haverá deus que se compare ao nosso Deus?
Ant. 2. Exulta no Senhor meu coração. É ele que exalta os humilhados.
– Exulta no Senhor meu coração, * / e se eleva a minha fronte no meu Deus; / – minha boca desafia os meus rivais * / porque me alegro com a vossa salvação.
– Não há santo como é santo o nosso Deus, * / ninguém é forte à semelhança do Senhor! / – Não faleis tantas palavras orgulhosas, * / nem profiram arrogâncias vossos lábios!
– Pois o Senhor é o nosso Deus que tudo sabe. * / Ele conhece os pensamentos mais ocultos. / – O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, * / mas os fracos se vestiram de vigor.
– Os saciados se empregaram por um pão, * / mas os pobres e os famintos se fartaram. / – Muitas vezes deu à luz a que era estéril, * / mas a mãe de muitos filhos definhou.
– É o Senhor que dá a morte e dá a vida, * / faz descer à sepultura e faz voltar; / – é o Senhor que faz o pobre e faz o rico, * / é o Senhor que nos humilha e nos exalta.
– O Senhor ergue do pó o homem fraco, * / e do lixo ele retira o indigente, / – para fazê-los assentar-se com os nobres * / num lugar de muita honra e distinção.
– As colunas desta terra lhe pertencem, * / e sobre elas assentou o universo. / – Ele vela sobre os passos de seus santos, * / mas os ímpios se extraviam pelas trevas.
– Ninguém triunfa se apoiando em suas forças; * / os inimigos do Senhor serão vencidos; / – sobre eles faz troar o seu trovão, * / o Senhor julga os confins de toda a terra.
– O Senhor dará a seu Rei a realeza * / e exaltará o seu Ungido com poder.
Glória. Ant. 2. Exulta no Senhor meu coração. É ele que exalta os humilhados.
Ant. 3. Deus é Rei! Exulte a terra de alegria! †
– Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, * / † e as ilhas numerosas rejubilem! / – Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, * / que se apoia na justiça e no direito. / – Vai um fogo caminhando à sua frente * / e devora ao redor seus inimigos.
– Seus relâmpagos clareiam toda a terra; * / toda a terra, ao contemplá-los, estremece. / – As montanhas se derretem como cera * / ante a face do Senhor de toda a terra; / – e assim proclama o céu sua justiça, * / todos os povos podem ver a sua glória.
= “Os que adoram as estátuas se envergonhem † / e os que põem a sua glória nos seus ídolos; * / aos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses!” / = Sião escuta transbordante de alegria, † / e exultam as cidades de Judá, * / porque são justos, ó Senhor, vossos juízos!
= Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, † / muito acima do universo que criastes, * / e de muito superais todos os deuses. / = O Senhor ama os que detestam a maldade, † / ele protege seus fiéis e suas vidas, * / e da mão dos pecadores os liberta.
– Uma luz já se levanta para os justos, * / e a alegria, para os retos corações. / – Homens justos, alegrai-vos no Senhor, * / celebrai e bendizei seu santo nome!
Glória. Ant. 3. Deus é Rei! Exulte a terra de alegria! †
Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. Respeita-o e ouve a sua voz.
R. Perante vossos anjos * Vou louvar-vos, ó Senhor! R. Perante.
V. E cantar o vosso nome. * Vou louvar-vos. Glória ao Pai. R. Perante.
Ant. Todos eles são espíritos servidores, enviados ao serviço e proteção daqueles que herdarão a salvação.
Ant. Todos eles são espíritos servidores, enviados ao serviço e proteção daqueles que herdarão a salvação.
Irmãos e irmãs, louvemos o Senhor em cuja presença estão multidões de anjos que o servem dia e noite, cantando a uma só voz; aclamemos com alegria, dizendo:
R. Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos!
DEUS santo, que mandastes vossos anjos para nos protegerem em todos os caminhos, conduzi-nos hoje pelos vossos caminhos sem mancha de pecado. – R.
PAI de bondade, cuja face os anjos contemplam dia e noite no céu, fazei que procuremos sem cessar a vossa face. – R.
DEUS eterno, cujos filhos serão como anjos no céu, dai-nos a pureza de coração e de corpo. – R.
DEUS todo-poderoso, enviai o grande príncipe Miguel para ajudar o vosso povo, a fim de defendê-lo na luta contra Satanás e seus anjos. – R.
Ó Deus, que na vossa misteriosa providência mandais os vossos Anjos para guardar-nos, concedei que nos defendam de todos os perigos e gozemos eternamente do seu convívio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar