DIA 19 – SEXTA-FEIRA | Paulus Editora

Liturgia diária das horas
DIA 19 – SEXTA-FEIRA

São Januário, bispo e mártir 

LAUDES (Manhã) 

1. Hino 

Deus, que criastes a luz, / sois luz do céu radiosa. / O firmamento estendestes / com vossa mão poderosa.

A aurora esconde as estrelas, / e o seu clarão vos bendiz. / A brisa espalha o orvalho, / a terra acorda feliz.

A noite escura se afasta, / as trevas fogem da luz. / A estrela d’alva fulgura, / sinal de Cristo Jesus.

Ó Deus, sois dia dos dias, / sois luz da luz, na Unidade, / num só poder sobre os seres, / numa só glória, Trindade.

Perante vós, Salvador, / a nossa fronte inclinamos. / A vós, ao Pai e ao Espírito / louvor eterno cantamos.

2. Salmo 50(51) – Tende piedade, ó meu Deus! 

Ant. 1. Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido!

– Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! */ Na imensidão de vosso amor, purificai-me! /– Lavai-me todo inteiro do pecado, */ e apagai completamente a minha culpa!

– Eu reconheço toda a minha iniquidade, */ o meu pecado está sempre à minha frente. /– Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, */ e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

– Mostrais assim quanto sois justo na sentença, */ e quanto é reto o julgamento que fazeis. /– Vede, Senhor, que eu nasci na iniquidade */ e pecador já minha mãe me concebeu.

– Mas vós amais os corações que são sinceros, */ na intimidade me ensinais sabedoria. /– Aspergi-me e serei puro do pecado, */ e mais branco do que a neve ficarei.

– Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, */ e exultarão estes meus ossos que esmagastes. /– Desviai o vosso olhar dos meus pecados */ e apagai todas as minhas transgressões!

– Criai em mim um coração que seja puro, */ dai-me de novo um espírito decidido. /– Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, */ nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

– Dai-me de novo a alegria de ser salvo */ e confirmai-me com espírito generoso! /– Ensinarei vosso caminho aos pecadores, */ e para vós se voltarão os transviados.

– Da morte como pena, libertai-me, */ e minha língua exaltará vossa justiça! /– Abri meus bios, ó Senhor, para cantar, */ e minha boca anunciará vosso louvor!

– Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, */ e, se oferto um holocausto, o rejeitais. /– Meu sacricio é minha alma penitente, */ não desprezeis um coração arrependido!

– Sede benigno com Sião, por vossa graça, */ reconstruí Jerusalém e os seus muros! /– E aceitareis o verdadeiro sacrifício, */ os holocaustos e oblações em vosso altar!

Glória. Ant. 1. 

3. Cântico Tb 13,8-11.13-14ab.15-16ab – Ação de graças pela libertação do povo 

Ant. 2. Jerusalém, exulta alegre, pois em ti serão unidas as nações ao teu Senhor!

– Dai graças ao Senhor, vós todos, seus eleitos; */ celebrai dias de festa e rendei-lhe homenagem.

– Jerusalém, cidade santa, o Senhor te castigou, */ por teu mau procedimento, pelo mal que praticaste.

– Dá louvor ao teu Senhor, pelas tuas boas obras, */ para que ele, novamente, arme, em ti, a sua tenda.

– Reúna em ti os deportados, alegrando-os sem fim! */ ame em ti todo infeliz pelos culos sem fim!

= Resplenderás, qual luz brilhante, até os extremos desta terra; †/ virão a ti nações de longe, dos lugares mais distantes, */ invocando o santo nome, trazendo dons ao Rei do céu.

– Em ti se alegrarão as gerações das gerações */ e o nome da Eleita dura por todo o sempre.

– Então, te alegrarás pelos filhos dos teus justos, */ todos unidos, bendizendo ao Senhor, o Rei eterno.

– Haverão de ser ditosos todos quantos que te amam, */ encontrando em tua paz sua grande alegria.

= Ó minh’alma, vem bendizer ao Senhor, o grande Rei, †/ pois se reconstruída sua casa em Sião, */ que para sempre há de ficar pelos culos, sem fim.

Glória. Ant. 2. 

4. Salmo 147(147 B) – Restauração de Jerusalém 

Ant. 3. Ó Sião, canta louvores ao teu Deus; ele envia suas ordens para a terra. 

– Glorifica o Senhor, Jerusalém! */ Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!

– Pois reforçou com segurança as tuas portas, */ e os teus filhos em teu seio abençoou; /– a paz em teus limites garantiu */ e te como alimento a flor do trigo.

– Ele envia suas ordens para a terra, */ e a palavra que ele diz corre veloz; /– ele faz cair a neve como lã */ e espalha a geada como cinza.

– Como de pão lança as migalhas do granizo, */ a seu frio as águas ficam congeladas. /– Ele envia sua palavra e as derrete, */ sopra o vento e de novo as águas correm.

– Anuncia a Jacó sua palavra, */ seus preceitos e suas leis a Israel. /– Nenhum povo recebeu tanto carinho, */ a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Glória. Ant. 3. 

5. Leitura breve Gl 2,19b-20 

Com Cristo, eu fui pregado na cruz. Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim. Esta minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus, que me amou e por mim se entregou.

6. Responsório breve 

R. Lanço um grito ao Senhor, Deus Altíssimo, * Este Deus que me dá todo bem. R. Lanço um grito.
V. Que me envie do céu sua ajuda! * Este Deus. Glória ao Pai. R. Lanço um grito.

7. Cântico evangélico

Ant. Pelo amor do coração de nosso Deus, o Sol nascente nos veio visitar.

Benedictus – Lc 1,68-79

O Messias e seu Precursor 

– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
– e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

– como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
– para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor ††
em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, ††
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

– anunciando ao seu povo a salvação, *
que es na remissão de seus pecados,

– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,

– para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.  

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *
Como era no prinpio, agora e sempre. Amém.

8. Preces 

Cheios de confiança em Deus, que ama e protege todos aqueles que redimiu por seu Filho Jesus Cristo, façamos nossa oração; e digamos:

R. Confirmai, Senhor, o que em nós realizastes!

DEUS de misericórdia, dirigi nossos passos nos caminhos da santidade, para pensarmos somente o que é verdadeiro, justo e digno de ser amado. – R.

POR amor do vosso nome, não nos abandoneis para sempre, mas lembrai-vos, Senhor, da vossa Aliança. – R.

DE CORAÇÃO contrito e humilde, sejamos acolhidos por vós, pois não serão confundidos aqueles que em vós esperam. – R.

VÓS, que, em Cristo, nos chamastes para uma missão profética, dai-nos a graça de proclamarmos sem temor as maravilhas do vosso poder. – R.

(intenções livres) 

9. Pai nosso… 

10. Oração 

Ó Deus, que nos concedeis celebrar a memória do vosso mártirSão Januário, dai que nos alegremos com ele na eterna bem-aventurança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Liturgia Diária das Horas

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.

Assinar