LAUDES (Manhã)
1. Hino
Os profetas, com voz poderosa, / anunciam a vinda de Cristo, / proclamando a feliz salvação, / que liberta no tempo previsto.
Ao fulgor da manhã radiosa, / arde em fogo o fiel coração, / quando a voz, portadora de glória, / faz no mundo soar seu pregão.
Não foi para punir este mundo / que ele veio na vinda primeira. / Ele veio sarar toda chaga / e salvar quem no mal perecera.
Mas a vinda segunda anuncia / que o Cristo Senhor vai chegar, / para abrir-nos as portas do reino / e os eleitos no céu coroar.
Luz eterna nos é prometida / e se eleva o astro-rei salvador, / que nos chama à grandeza celeste / com a luz do divino esplendor.
Ó Jesus, só a vós desejamos / para sempre no céu contemplar, / e por vossa visão saciados, / glória eterna sem fim vos cantar.
2. Salmo 85(86) – Oração do pobre nas dificuldades
Ant. 1. De Sião vem o Deus onipotente, vem salvar o seu povo e libertá-lo.
– Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, */ escutai, pois sou pobre e infeliz! /= Protegei-me, que sou vosso amigo, †/ e salvai vosso servo, meu Deus, */ que espera e confia em vós!
– Piedade de mim, ó Senhor, */ porque clamo por vós todo o dia! /– Animai e alegrai vosso servo, */ pois a vós eu elevo a minh’alma.
– Ó Senhor, vós sois bom e clemente, */ sois perdão para quem vos invoca. /– Escutai, ó Senhor, minha prece, */ o lamento da minha oração!
– No meu dia de angústia eu vos chamo, */ porque sei que me haveis de escutar. /– Não existe entre os deuses nenhum */ que convosco se possa igualar; /– não existe outra obra no mundo */ comparável às vossas, Senhor!
– As nações que criastes virão */ adorar e louvar vosso nome. /– Sois tão grande e fazeis maravilhas: */ vós somente sois Deus e Senhor!
– Ensinai-me os vossos caminhos, */ e na vossa verdade andarei; /– meu coração orientai para vós: */ que respeite, Senhor, vosso nome!
– Dou-vos graças com toda a minh’alma, */ sem cessar louvarei vosso nome! /– Vosso amor para mim foi imenso: */ retirai-me do abismo da morte!
= Contra mim se levantam soberbos, †/ e malvados me querem matar; */ não vos levam em conta, Senhor!
– Vós, porém, sois clemente e fiel, */ sois amor, paciência e perdão. /= Tende pena e olhai para mim! †/ Confirmai com vigor vosso servo, */ de vossa serva o filho salvai.
– Concedei-me um sinal que me prove */ a verdade do vosso amor. /– O inimigo humilhado verá */ que me destes ajuda e consolo.
Glória. Ant. 1.
3. Cântico Is 33,13-16 – Deus julgará com justiça
Ant. 2. Por ti, Sião, não haverei de me calar, nem por ti, Jerusalém, terei sossego, até que brilhe tua justiça como a aurora.
– Vós que estais longe, escutai o que eu fiz! */ Vós que estais perto, conhecei o meu poder! /– Os pecadores em Sião se apavoraram, */ e abateu-se sobre os ímpios o terror: /– “Quem ficará junto do fogo que devora? */ Ou quem de vós suportará a eterna chama?”
– É aquele que caminha na justiça, */ diz a verdade e não engana o semelhante; /– o que despreza um benefício extorquido */ e recusa um presente que suborna; /– o que fecha o seu ouvido à voz do crime */ e cerra os olhos para o mal não contemplar.
– Esse homem morará sobre as alturas, */ e seu refúgio há de ser a rocha firme. /– O seu pão não haverá de lhe faltar, */ e a água lhe será assegurada.
Glória. Ant. 2.
4. Salmo 97(98) – Deus, vencedor como juiz
Ant. 3. O Espírito do Senhor repousa sobre mim e me envia a anunciar aos pobres o Evangelho.
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, */ porque ele fez prodígios! /– Sua mão e o seu braço forte e santo */ alcançaram-lhe a vitória.
– O Senhor fez conhecer a salvação, */ e às nações, sua justiça; /– recordou o seu amor sempre fiel */ pela casa de Israel.
– Os confins do universo contemplaram */ a salvação do nosso Deus. /– Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, */ alegrai-vos e exultai!
– Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa */ e da cítara suave! /– Aclamai, com os clarins e as trombetas, */ ao Senhor, o nosso Rei!
– Aplauda o mar com todo ser que nele vive, */ o mundo inteiro e toda gente! /– As montanhas e os rios batam palmas */ e exultem de alegria,
– na presença do Senhor, pois ele vem, */ vem julgar a terra inteira. /– Julgará o universo com justiça */ e as nações com equidade.
Glória. Ant. 3.
5. Leitura breve Is 11,1-3a
Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; no temor do Senhor encontra ele seu poder.
6. Responsório breve
R. O Senhor é contigo, ó Maria, * Alegra-te, cheia de graça! R. O Senhor.
V. Ele voltou seu olhar para ti: realizou toda a tua esperança * Alegra-te. Glória ao Pai. R. O Senhor.
7. Cântico evangélico
Ant. Sabei que está próximo o reino de Deus. Eu vos digo e confirmo que não tardará.
Benedictus – Lc 1,68-79
O Messias e seu Precursor
– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
– e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,
– como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
– para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.
– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor ††
em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.
= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, ††
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,
– anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados,
– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
– para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
8. Preces
Oremos a Deus Pai, que na sua eterna providência decidiu salvar seu povo; e digamos:
R. Protegei, Senhor, o vosso povo!
SENHOR Deus, que prometestes enviar ao vosso povo o germe da justiça, velai pela santidade de vossa Igreja. – R.
INCLINAI, Senhor, o coração das pessoas para a verdade de vossa palavra, e fortalecei na santidade todos os fiéis. – R.
CONSERVAI-NOS no amor de vosso Espírito Santo, para recebermos a misericórdia do vosso Filho que vai chegar. – R.
CONCEDEI, Deus clementíssimo, que permaneçamos firmes e fiéis até o fim, para o dia da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. – R.
(intenções livres)
9. Pai nosso…
10. Oração
Ó Deus, criador e redentor do gênero humano, quisestes que o vosso Verbo se encarnasse no seio da Virgem. Sede favorável à nossa súplica, para que o vosso Filho Unigênito, tendo recebido nossa humanidade, nos faça participar da sua vida divina. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar