Nossa Senhora do Carmo
Festa
LAUDES (Manhã)
1. Hino
Senhora gloriosa, / bem mais que o sol brilhais. / O Deus que vos criou / ao seio amamentais.
O que Eva destruiu, / no Filho recriais; / do céu abris as portas / e os tristes abrigais.
Da luz brilhante porta, / sois pórtico do Rei. / Da Virgem veio a vida. / Remidos, bendizei!
Ao Pai e ao Espírito, / poder, louvor, vitória, / e ao Filho, que gerastes / e vos vestiu de glória.
2. Salmo 62(63) – Sede de Deus
Ant. 1. Bendita sejais, ó Virgem Maria, por vós veio ao mundo o Deus Salvador! Da glória feliz do Senhor onde estais, rogai junto ao Filho por nós, vossos filhos!
– Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! */ Desde a aurora ansioso vos busco! /= A minh’alma tem sede de vós, †/ minha carne também vos deseja, */ como terra sedenta e sem água!
– Venho, assim, contemplar-vos no templo, */ para ver vossa glória e poder. /– Vosso amor vale mais do que a vida: */ e por isso meus lábios vos louvam.
– Quero, pois, vos louvar pela vida */ e elevar para vós minhas mãos! /– A minh’alma será saciada, */ como em grande banquete de festa; /– cantará a alegria em meus lábios, */ ao cantar para vós meu louvor!
– Penso em vós no meu leito, de noite, */ nas vigílias suspiro por vós! /– Para mim fostes sempre um socorro; */ de vossas asas à sombra eu exulto! /– Minha alma se agarra em vós; */ com poder vossa mão me sustenta.
Glória. Ant. 1.
3. Cântico Dn 3,57-88.56 – Louvor das criaturas ao Senhor
Ant. 2. Sois a glória de Sião, a alegria de Israel e a flor da humanidade!
– Obras do Senhor, bendizei o Senhor, */ louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! /– Céus do Senhor, bendizei o Senhor! */ Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! ou R. A ele glória e louvor eternamente!)
– Águas do alto céu, bendizei o Senhor! */ Potências do Senhor, bendizei o Senhor! /– Lua e sol, bendizei o Senhor! */ Astros e estrelas, bendizei o Senhor! – R.
– Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! */ Brisas e ventos, bendizei o Senhor! /– Fogo e calor, bendizei o Senhor! */ Frio e ardor, bendizei o Senhor! – R.
– Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! */ Geada e frio, bendizei o Senhor! /– Gelos e neves, bendizei o Senhor! */ Noites e dias, bendizei o Senhor! – R.
– Luzes e trevas, bendizei o Senhor! */ Raios e nuvens, bendizei o Senhor! /– Ilhas e terra, bendizei o Senhor! */ Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! – R.
– Montes e colinas, bendizei o Senhor! */ Plantas da terra, bendizei o Senhor! /– Mares e rios, bendizei o Senhor! */ Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! – R.
– Baleias e peixes, bendizei o Senhor! */ Pássaros do céu, bendizei o Senhor! /– Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! */ Filhos dos homens, bendizei o Senhor! – R.
– Filhos de Israel, bendizei o Senhor! */ Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! /– Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! */ Servos do Senhor, bendizei o Senhor! – R.
– Almas dos justos, bendizei o Senhor! */ Santos e humildes, bendizei o Senhor! /– Jovens Misael, Ananias e Azarias, */ louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! – R.
– Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo */ louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim! /– Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! */ Sois digno de louvor e de glória eternamente! – R.
No fim deste cântico, não se diz: Glória ao Pai.
Ant. 2.
4. Salmo 149 – A alegria e o louvor dos santos
Ant. 3. Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, porque trouxestes o Cristo Jesus Salvador!
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, */ e o seu louvor na assembleia dos fiéis! /– Alegre-se Israel em Quem o fez, */ e Sião se rejubile no seu Rei! /– Com danças glorifiquem o seu nome, */ toquem harpa e tambor em sua honra!
– Porque, de fato, o Senhor ama seu povo */ e coroa com vitória os seus humildes. /– Exultem os fiéis por sua glória, */ e cantando se levantem de seus leitos, /– com louvores do Senhor em sua boca */ e espadas de dois gumes em sua mão,
– para exercer sua vingança entre as nações */ e infligir o seu castigo entre os povos, /– colocando nas algemas os seus reis, */ e seus nobres entre ferros e correntes, /– para aplicar-lhes a sentença já escrita: */ Eis a glória para todos os seus santos.
Glória. Ant. 3.
5. Leitura breve Is 61,10
Exulto de alegria no Senhor e minh’alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me qual noiva com suas joias.
6. Responsório breve
R. O Senhor a escolheu, * Entre todas preferida. R. O Senhor a escolheu.
V. O Senhor a fez morar em sua santa habitação. * Entre todas. Glória ao Pai. R. O Senhor a escolheu.
7. Cântico evangélico
Ant. Busquei sabedoria com toda a minha alma, e a pedi na oração; em mim ela cresceu como a uva temporã.
Benedictus – Lc 1,68-79
O Messias e seu Precursor
– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
– e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,
– como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
– para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.
– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor ††
em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.
= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, ††
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,
– anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados,
– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
– para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
8. Preces
Celebremos nosso Salvador, que se dignou nascer da Virgem Maria; e peçamos:
R. Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós!
SOL de justiça, a quem a Virgem Imaculada precedeu como aurora resplandecente, concedei que caminhemos sempre à luz da vossa presença. – R.
PALAVRA eterna do Pai, que escolhestes Maria como arca incorruptível para vossa morada, livrai-nos da corrupção do pecado. – R.
SALVADOR do mundo, que tivestes vossa Mãe junto à cruz, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de participar generosamente nos vossos sofrimentos. – R.
JESUS de bondade, que pregado na cruz, destes Maria por Mãe a João, fazei que vivamos também como seus filhos e filhas. – R.
(intenções livres)
9. Pai nosso…
10. Oração
Venha, ó Deus, em nosso auxílio a gloriosa intercessão de Nossa Senhora do Carmo, para que possamos, sob sua proteção, subir ao monte que é Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar