Liturgia diária das horas
DIA 13 – SÁBADO

Santa Luzia, virgem e mártir 

LAUDES (Manhã) 

1. Hino 

Em meio à treva escura, / ressoa clara voz. / Os sonhos maus se afastem, / refulja o Cristo em nós.

Despertem os que dormem / feridos de pecado. / Um novo sol já brilha, / o mal vai ser tirado.

Do Céu desce o Cordeiro / que traz a salvação. / Choremos e imploremos / das culpas o perdão.

E ao vir julgar o mundo / no dia do terror, / não puna tantas culpas, / mas venha com amor.

Ao Pai e ao seu Filho / poder e majestade, / e glória ao Santo Espírito / por toda a eternidade.

2. Salmo 91(92) – Louvor ao Deus Criador 

Ant. 1. Anunciamos de manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira.

– Como é bom agradecermos ao Senhor */ e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! /– Anunciar pela manhã vossa bondade, */ e o vosso amor fiel, a noite inteira, /– ao som da lira de dez cordas e da harpa, */ com canto acompanhado ao som da cítara.

– Pois me alegrastes, ó Senhor, com vossos feitos, */ e rejubilo de alegria em vossas obras. /– Quão imensas, ó Senhor, são vossas obras, */ quão profundos são os vossos pensamentos!

– Só o homem insensato não entende, */ só o estulto não percebe nada disso! /– Mesmo que os ímpios floresçam como a erva, */ ou prosperem igualmente os malfeitores, /– são destinados a perder-se para sempre. */ Vós, porém, sois o Excelso eternamente!

= Eis que os vossos inimigos, ó Senhor, †/ eis que os vossos inimigos vão perder-se, */ e os malfeitores serão todos dispersados.

– Vós me destes toda a força de um touro, */ e sobre mim um óleo puro derramastes; /– triunfante, posso olhar meus inimigos, */ vitorioso, escuto a voz de seus gemidos.

– O justo crescerá como a palmeira, */ flori igual ao cedro que há no Líbano; /– na casa do Senhor estão plantados, */ nos átrios de meu Deus florescerão.

– Mesmo no tempo da velhice darão frutos, */ cheios de seiva e de folhas verdejantes; /– e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: */ meu Rochedo, não existe nele o mal!”

Glória. Ant. 1. 

3. Cântico Dt 32,1-12 – Os benefícios de Deus ao povo 

Ant. 2. Vinde todos e dai glória ao nosso Deus!

– Ó céus, vinde, escutai; eu vou falar, */ ouça a terra as palavras de meus lábios! /– Minha doutrina se derrame como chuva, */ minha palavra se espalhe como orvalho, /– como torrentes que transbordam sobre a relva */ e aguaceiros a cair por sobre as plantas.

– O nome do Senhor vou invocar; */ vinde todos e dai glória ao nosso Deus! /– Ele é a Rocha: suas obras são perfeitas, */ seus caminhos todos eles são justiça; /– é ele o Deus fiel, sem falsidade, */ o Deus justo, sempre reto em seu agir.

– Os filhos seus degenerados o ofenderam, */ essa raça corrompida e depravada! /– É assim que agradeces ao Senhor Deus, */ povo louco, povo estulto e insensato? /– Não é ele o teu Pai que te gerou, */ o Criador que te firmou e te sustenta?

– Recorda-te dos dias do passado */ e relembra as antigas gerações; /– pergunta, e teu pai te contará, */ interroga, e teus avós te ensinarão.

– Quando o Alssimo os povos dividiu */ e pela terra espalhou os filhos de Adão, /– as fronteiras das nações ele marcou */ de acordo com o número de seus filhos; /– mas a parte do Senhor foi o seu povo, */ e Ja foi a porção de sua herança.

– Foi num deserto que o Senhor achou seu povo, */ num lugar de solidão desoladora; /– cercou-o de cuidados e carinhos */ e o guardou como a pupila de seus olhos.

– Como a águia, esvoaçando sobre o ninho, */ incita os seus filhotes a voar, /– ele estendeu as suas asas e o tomou, */ e levou-o carregado sobre elas. /– O Senhor, somente ele, foi seu guia, */ e jamais um outro deus com ele estava.

Glória. Ant. 2. 

4. Salmo 8 – Majestade de Deus e dignidade do homem 

Ant. 3. Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

– Ó Senhor nosso Deus, como é grande */ vosso nome por todo o universo!

–† Desdobrastes nos céus vossa glória */ com grandeza, esplendor, majestade. /= O perfeito louvor vos é dado †/ pelos bios dos mais pequeninos, */ de crianças que a mãe amamenta.

– Eis a força que opondes aos maus, */ reduzindo o inimigo ao silêncio. /– Contemplando estes céus que plasmastes */ e formastes com dedos de artista;

– vendo a lua e estrelas brilhantes, */ perguntamos: “Senhor, que é o homem, /– para dele assim vos lembrardes */ e o tratardes com tanto carinho?”

– Pouco abaixo de um deus o fizestes, */ coroando-o de glória e esplendor; /– vós lhe destes poder sobre tudo, */ vossas obras aos pés lhe pusestes:

– as ovelhas, os bois, os rebanhos, */ todo o gado e as feras da mata; /– passarinhos e peixes dos mares, */ todo ser que se move nas águas.

– Ó Senhor nosso Deus, como é grande */ vosso nome por todo o universo!

Glória. Ant. 3. 

5. Leitura breve Is 11,1-3a 

Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; no temor do Senhor encontra ele seu prazer.

6. Responsório breve 

R. O Senhor é contigo, ó Maria, * Alegra-te, cheia de graça! R. O Senhor.

V. Ele chega, o dia já nasce; a terra inteira exulta. * Alegra-te. Glória ao Pai. R. O Senhor.

7. Cântico evangélico 

Ant. Humilde serva do Deus vivo, ofereci-lhe um sacrifício; não me resta nada mais que oferecer-lhe minha vida. 

Benedictus – Lc 1,68-79

O Messias e seu Precursor 

– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
– e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

– como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
– para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor ††
em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, ††
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

– anunciando ao seu povo a salvação, *
que es na remissão de seus pecados,

– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,

– para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.  

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *
Como era no prinpio, agora e sempre. Amém.

8. Preces 

Oremos, com espírito de fé, irmãos e irmãs caríssimos, a Cristo Redentor, que virá ao mundo com grande poder e glória; e supliquemos:

R. Vinde, Senhor Jesus!

SENHOR Jesus Cristo, que haveis de vir cheio de poder e majestade, olhai benigno para a nossa humildade e fazei-nos dignos de vossos dons. – R.

VÓS, que viestes proclamar a Boa-nova à humanidade, dai-nos anunciar sempre a vossa salvação. – R.

VÓS, que viveis eternamente na glória celeste, e tudo governais com poder e sabedoria, concedei-nos aguardar com alegria a bem-aventurada esperança, enquanto aguardamos a vossa vinda gloriosa. – R.

E A NÓS, que desejamos a graça da vossa vinda, confortai-nos com a assistência do vosso poder divino. – R.

(intenções livres) 

9. Pai nosso… 

10. Oração 

Ó Deus, que a intercessão da gloriosa virgem Santa Luzia reanime o nosso fervor, para que possamos hoje celebrar o seu martírio e contemplar um dia a sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Liturgia Diária das Horas

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.

Assinar