Santa Clara, virgem
(III Semana do Saltério)
Com tua lâmpada acesa, / viste chegar o Senhor: / do Esposo sentas-te à mesa, / cheia de graça e esplendor.
Para uma eterna aliança, / põe-te no dedo um anel; / cessam a fé e a esperança: / Belém se torna Betel.
Dá que aprendamos contigo / ter sempre os olhos nos céus: / calcar o mundo inimigo, / buscar a glória de Deus.
Jesus nos dê, por Maria, / que como Mãe te acolheu, / tê-lo na terra por guia, / ao caminhar para o céu.
Ao Pai e ao Espírito glória, / ao Filho o mesmo louvor, / pois virginal é a vitória / da que desposa o Senhor.
Ant. 1. Felizes os que habitam vossa casa, ó Senhor!
– Quão amável, ó Senhor, é vossa casa, * / quanto a amo, Senhor Deus do universo! / – Minha alma desfalece de saudades * / e anseia pelos átrios do Senhor! / – Meu coração e minha carne rejubilam * / e exultam de alegria no Deus vivo!
= Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, † / e a andorinha aí prepara o seu ninho, * / para nele seus filhotes colocar: / – vossos altares, ó Senhor Deus do universo! * / vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!
– Felizes os que habitam vossa casa; * / para sempre haverão de vos louvar! / – Felizes os que em vós têm sua força, * / e se decidem a partir quais peregrinos!
= Quando passam pelo vale da aridez, † / o transformam numa fonte borbulhante, * / pois a chuva o vestirá com suas bênçãos. / – Caminharão com ardor sempre crescente * / e hão de ver o Deus dos deuses em Sião.
– Deus do universo, escutai minha oração! * / Inclinai, Deus de Jacó, o vosso ouvido! / – Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, * / vede a face do eleito, vosso Ungido!
– Na verdade, um só dia em vosso templo * / vale mais do que milhares fora dele! / – Prefiro estar no limiar de vossa casa, * / a hospedar-me na mansão dos pecadores!
– O Senhor Deus é como um sol, é um escudo, * / e largamente distribui a graça e a glória. / – O Senhor nunca recusa bem algum * / àqueles que caminham na justiça. – / Ó Senhor, Deus poderoso do universo, * / feliz quem põe em vós sua esperança!
Glória. Ant. 1. Felizes os que habitam vossa casa, ó Senhor!
Ant. 2. Vinde, subamos a montanha do Senhor!
– Eis que vai acontecer no fim dos tempos, * / que o monte onde está a casa do Senhor / – será erguido muito acima de outros montes, * / e elevado bem mais alto que as colinas.
– Para ele acorrerão todas as gentes, * / muitos povos chegarão ali dizendo: / – “Vinde, subamos a montanha do Senhor, * / vamos à casa do Senhor Deus de Israel,
– para que ele nos ensine seus caminhos, * / e trilhemos todos nós suas veredas. / – Pois de Sião a sua Lei há de sair, * / Jerusalém espalhará sua Palavra”.
– Será ele o Juiz entre as nações * / e o árbitro de povos numerosos. / – Das espadas farão relhas de arado * / e das lanças forjarão as suas foices.
– Uma nação não se armará mais contra a outra, * / nem haverão de exercitar-se para a guerra. / – Vinde, ó casa de Jacó, vinde, achegai-vos, * / caminhemos sob a luz do nosso Deus!
Glória. Ant. 2. Vinde, subamos a montanha do Senhor!
Ant. 3. Cantai ao Senhor Deus, bendizei seu santo nome!
= Cantai ao Senhor Deus um canto novo, † / cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! * / Cantai e bendizei seu santo nome!
= Dia após dia anunciai sua salvação, † / manifestai a sua glória entre as nações, * / e entre os povos do universo seus prodígios!
= Pois Deus é grande e muito digno de louvor, † / é mais terrível e maior que os outros deuses, * / porque um nada são os deuses dos pagãos.
= Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus: † / diante dele vão a glória e a majestade, * / e o seu templo, que beleza e esplendor!
= Ó família das nações, dai ao Senhor, † / ó nações, dai ao Senhor poder e glória, * / dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!
= Oferecei um sacrifício nos seus átrios, † / adorai-o no esplendor da santidade, * / terra inteira, estremecei diante dele!
= Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” † / Ele firmou o universo inabalável, * / e os povos ele julga com justiça.
– O céu se rejubile e exulte a terra, * / aplauda o mar com o que vive em suas águas; / – os campos com seus frutos rejubilem * / e exultem as florestas e as matas
– na presença do Senhor, pois ele vem, * / porque vem para julgar a terra inteira. / – Governará o mundo todo com justiça, * / e os povos julgará com lealdade.
Glória. Ant. 3. Cantai ao Senhor Deus, bendizei seu santo nome!
Águas torrenciais jamais apagarão o amor, nem rios poderão afogá-lo. Se alguém oferecesse todas as riquezas de sua casa para comprar o amor, seria tratado com desprezo.
R. Senhor, é vossa face que eu procuro. * Meu coração fala convosco confiante. R. Senhor.
V. Senhor, não me escondais a vossa face! * Meu coração fala convosco confiante. Glória ao Pai. R. Senhor.
Ant. A virgem prudente entrou para as bodas e vive com Cristo na glória celeste. Como o sol, ela brilha entre os coros das virgens.
Ant. A virgem prudente entrou para as bodas e vive com Cristo na glória celeste. Como o sol, ela brilha entre os coros das virgens.
Glorifiquemos a Cristo, esposo e prêmio das virgens; e lhe supliquemos com fé:
R. Jesus, prêmio das virgens, ouvi-nos!
Cristo, amado pelas santas virgens como único Esposo, concedei que nada nos separe do vosso amor. – R.
Coroastes Maria, como Rainha das virgens; concedei-nos, por sua intercessão, que vos sirvamos sempre de coração puro. – R.
Por intercessão de vossas servas, que a vós se consagraram de todo o coração para serem santas de corpo e de alma; concedei que jamais a instável figura deste mundo nos afaste de vós. – R.
Senhor Jesus, esposo por cuja vinda as virgens prudentes esperaram sem desanimar; concedei que vos aguardemos vigilantes na esperança. – R.
Por intercessão de Santa Clara, uma das virgens sábias e prudentes, concedei-nos sabedoria e uma vida sem mancha. – R.
Ó Deus, que na vossa misericórdia atraístes Santa Clara ao amor da pobreza, concedei, por sua intercessão, que, seguindo o Cristo com um coração de pobre, vos contemplemos um dia em vosso Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar