São Martinho, bispo
Teus monges todos choravam: / ias, Martinho, morrer: / “Se ao povo sou necessário, / já não recuso viver!”
Aos nossos bispos concede / toda a união, toda a paz; / aumenta a glória da Igreja, / calcando aos pés Satanás.
Ressuscitaste três mortos, / do caos venceste o terror; / partindo ao meio o teu manto, / vestiste o próprio Senhor.
Enfrentarias a luta, / armado apenas da cruz, / mas de ti foge o demônio: / todo o teu ser era luz.
Tu proclamaste o Deus trino, / e a Jesus, Filho de Deus. / A mesma fé professando, / cantar possamos nos céus.
Ant. 1. Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; todos os vossos mandamentos são verdade!
– Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! * / Quero cumprir vossa vontade fielmente! / – Clamo a vós: Senhor, salvai-me, eu vos suplico, * / e então eu guardarei vossa Aliança!
– Chego antes que a aurora e vos imploro, * / e espero confiante em vossa lei. / – Os meus olhos antecipam as vigílias, * / para de noite meditar vossa palavra.
– Por vosso amor ouvi atento a minha voz * / e dai-me a vida, como é vossa decisão! / – Meus opressores se aproximam com maldade; * / como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!
– Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; * / todos os vossos mandamentos são verdade! / – Desde criança aprendi vossa Aliança * / que firmastes para sempre, eternamente.
Glória. Ant. 1. Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; todos os vossos mandamentos são verdade!
Ant. 2. Que a vossa Sabedoria, ó Senhor, esteja junto a mim no meu trabalho.
– Deus de meus pais, Senhor bondoso e compassivo, * / vossa Palavra poderosa criou tudo, / – vosso saber o ser humano modelou * / para ser rei da criação que é vossa obra, / – reger o mundo com justiça, paz e ordem, * / e exercer com retidão seu julgamento:
– Dai-me vossa sabedoria, ó Senhor, * / sabedoria que partilha o vosso trono. / – Não me excluais de vossos filhos como indigno: * / sou vosso servo e minha mãe é vossa serva;
– sou homem fraco e de existência muito breve, * / incapaz de discernir o que é justo. / – Até mesmo o mais perfeito dentre os homens * / não é nada, se não tem vosso saber.
– Mas junto a vós, Senhor, está a sabedoria, * / que conhece as vossas obras desde sempre; / = convosco estava ao criardes o universo, † / ela sabe o que agrada a vossos olhos, * / o que é reto e conforme às vossas ordens.
– Enviai-a lá de cima, do alto céu, * / mandai-a vir de vosso trono glorioso, / – para que esteja junto a mim no meu trabalho * / e me ensine o que agrada a vossos olhos! / = Ela, que tudo compreende e tudo sabe, † / há de guiar meus passos todos com prudência, * / com seu poder há de guardar a minha vida.
Glória. Ant. 2. Que a vossa Sabedoria, ó Senhor, esteja junto a mim no meu trabalho.
Ant. 3. O Senhor para sempre é fiel.
– Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, * / povos todos, festejai-o! / – Pois comprovado é seu amor para conosco, * / para sempre ele é fiel!
Glória. Ant. 3. O Senhor para sempre é fiel.
Lembrai-vos de vossos dirigentes, que vos pregaram a palavra de Deus, e, considerando o fim de sua vida, imitai-lhes a fé. Jesus Cristo é o mesmo ontem e hoje e por toda a eternidade.
R. Colocastes sentinelas * Vigiando vosso povo. R. Colocastes.
V. Anunciam, dia e noite, vosso nome, ó Senhor. * Vigiando vosso povo. Glória ao Pai. R. Colocastes.
Ant. Ó feliz e santo homem, vossa alma está no céu. Os anjos se alegram, rejubilam os arcanjos; os santos vos aclamam e as virgens vos convidam: Ficai conosco para sempre!
Ant. Ó feliz e santo homem, vossa alma está no céu. Os anjos se alegram, rejubilam os arcanjos; os santos vos aclamam e as virgens vos convidam: Ficai conosco para sempre!
Agradeçamos a Cristo, o bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas; e lhe peçamos:
R. Apascentai, Senhor, o vosso rebanho!
Cristo, quisestes mostrar vosso amor e misericórdia nos santos pastores; por meio deles, sede sempre misericordioso para conosco. – R.
Através dos vossos representantes na terra, continuais a ser o Pastor das nossas almas; não vos canseis de nos dirigir por intermédio de nossos pastores. – R.
Em vossos santos, que guiam os povos, sois o médico dos corpos e das almas; não cesseis de exercer para conosco o ministério da vida e da santidade. – R.
Pela sabedoria e caridade dos santos, instruístes o vosso rebanho; guiados pelos nossos pastores, fazei-nos crescer na santidade. – R.
Ó Deus, que fostes glorificado pela vida e morte do bispo São Martinho, renovai em nossos corações as maravilhas da vossa graça, de modo que nem a morte nem a vida nos possam separar do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar