São Dâmaso I, papa
LAUDES (Manhã)
1. Hino
Em meio à treva escura, / ressoa clara voz. / Os sonhos maus se afastem, / refulja o Cristo em nós.
Despertem os que dormem / feridos de pecado. / Um novo sol já brilha, / o mal vai ser tirado.
Do Céu desce o Cordeiro / que traz a salvação. / Choremos e imploremos / das culpas o perdão.
E ao vir julgar o mundo / no dia do terror, / não puna tantas culpas, / mas venha com amor.
Ao Pai e ao seu Filho / poder e majestade, / e glória ao Santo Espírito / por toda a eternidade.
2. Salmo 79(80) – Visitai, Senhor, a vossa vinha
Ant. 1. Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!
– Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. */ Vós, que a José apascentais qual um rebanho! /= Vós, que sobre os querubins vos assentais, †/ aparecei cheio de glória e esplendor */ ante Efraim e Benjamim e Manassés! /– Despertai vosso poder, ó nosso Deus, */ e vinde logo nos trazer a salvação!
= Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, †/ e sobre nós iluminai a vossa face! */ Se voltardes para nós, seremos salvos!
– Até quando, ó Senhor, vos irritais, */ apesar da oração do vosso povo? /– Vós nos destes a comer o pão das lágrimas, */ e a beber destes um pranto copioso. /– Para os vizinhos somos causa de contenda, */ de zombaria para os nossos inimigos.
= Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, †/ e sobre nós iluminai a vossa face! */ Se voltardes para nós, seremos salvos!
– Arrancastes do Egito esta videira */ e expulsastes as nações para plantá-la; /– diante dela preparastes o terreno, */ lançou raízes e encheu a terra inteira.
– Os montes recobriu com sua sombra, */ e os cedros do Senhor com os seus ramos; /– até o mar se estenderam seus sarmentos, */ até o rio os seus rebentos se espalharam.
– Por que razão vós destruístes sua cerca, */ para que todos os passantes a vindimem, /– o javali da mata virgem a devaste, */ e os animais do descampado nela pastem?
= Voltai-vos para nós, Deus do universo! †/ Olhai dos altos céus e observai. */ Visitai a vossa vinha e protegei-a!
– Foi a vossa mão direita que a plantou; */ protegei-a, e ao rebento que firmastes! /– E aqueles que a cortaram e a queimaram, */ vão perecer ante o furor de vossa face.
– Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, */ o filho do homem que escolhestes para vós! /– E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! */ Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!
= Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, †/ e sobre nós iluminai a vossa face! */ Se voltardes para nós, seremos salvos!
Glória. Ant. 1.
3. Cântico Is 12,1-6 – Exultação do povo redimido
Ant. 2. Publicai em toda a terra as maravilhas do Senhor!
– Dou-vos graças, ó Senhor, porque, estando irritado, */ acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes. /– Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; */ o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
– Com alegria bebereis no manancial da salvação, */ e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, /– invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, */ entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
– Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, */ publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! /– Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, */ porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”
Glória. Ant. 2.
4. Salmo 80(81) – Solene renovação da Aliança
Ant. 3. Exultai no Senhor, nossa força! †
– Exultai no Senhor, nossa força, */† e ao Deus de Jacó aclamai! /– Cantai salmos, tocai tamborim, */ harpa e lira suaves tocai! /– Na lua nova soai a trombeta, */ na lua cheia, na festa solene!
– Porque isto é costume em Jacó, */ um preceito do Deus de Israel; /– uma lei que foi dada a José, */ quando o povo saiu do Egito.
= Eis que ouço uma voz que não conheço: †/ “Aliviei as tuas costas de seu fardo, */ cestos pesados eu tirei de tuas mãos. /= Na angústia a mim clamaste, e te salvei, †/ de uma nuvem trovejante te falei, */ e junto às águas de Meriba te provei.
– Ouve, meu povo, porque vou te advertir! */ Israel, ah! se quisesses me escutar: /– Em teu meio não exista um deus estranho */ nem adores a um deus desconhecido!
= Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, †/ que da terra do Egito te arranquei. */ Abre bem a tua boca e eu te sacio!
– Mas meu povo não ouviu a minha voz, */ Israel não quis saber de obedecer-me. /– Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos, */ abandonei-os ao seu duro coração.
– Quem me dera que meu povo me escutasse! */ Que Israel andasse sempre em meus caminhos! /– Seus inimigos, sem demora, humilharia */ e voltaria minha mão contra o opressor.
– Os que odeiam o Senhor o adulariam, */ seria este seu destino para sempre; /– eu lhe daria de comer a flor do trigo, */ e com o mel que sai da rocha o fartaria”.
Glória. Ant. 3.
5. Leitura breve Is 45,8
Céus, deixai cair orvalho das alturas, e que as nuvens façam chover justiça; abra-se a terra e germine a salvação; brote igualmente a salvação.
6. Responsório breve
R. Eis que vem vosso Deus Salvador! * Eis vosso Deus e Senhor. R. Eis que vem.
V. Toda a carne verá sua glória. * Eis vosso Deus. Glória ao Pai. R. Eis que vem.
7. Cântico evangélico
Ant. Eu venho em teu auxílio, assim diz o Senhor, eu sou teu Redentor, o Santo de Israel.
Benedictus – Lc 1,68-79
O Messias e seu Precursor
– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
– e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,
– como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
– para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.
– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor ††
em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.
= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, ††
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,
– anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados,
– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
– para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
8. Preces
Invoquemos, irmãos e irmãs caríssimos, a Deus Pai que enviou seu Filho para salvar a humanidade; e supliquemos:
R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia!
PAI de bondade, com a mais sincera fé, nós proclamamos Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem; fazei que por nosso modo de viver sejamos dignos de acolhê-lo. – R.
VÓS, que enviastes vosso Filho para nos salvar, afastai todo sofrimento da face da terra e desta cidade. – R.
QUE nossa terra transborde de alegria pela vinda do vosso Filho, para que experimente cada vez mais a plenitude da alegria que nos dais. – R.
POR vossa misericórdia, fazei-nos viver neste mundo com sobriedade, justiça e piedade, enquanto vivendo a bem aventurada esperança, aguardamos a vinda gloriosa do Cristo Salvador. – R.
(intenções livres)
9. Pai nosso…
10. Oração
Concedei-nos, Ó Deus, permanecer fiéis ao culto dos vossos mártires, promovido na vossa Igreja pelo papa São Dâmaso. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar