Liturgia diária das horas
1º – QUARTA-FEIRA

São José Operário

 LAUDES (Manhã)

1. Hino

Anuncia a aurora o dia, / chama todos ao trabalho; / como outrora em Nazaré, / já se escutam serra e malho.

Salve, ó chefe de família! / Que mistério tão profundo / ver que ensinas teu ofício / a quem fez e salva o mundo!

Habilitando agora o alto / com a Esposa e o Salvador, / vem e assiste aqui na terra / todo pobre e sofredor!

Ganhe o pobre um bom salário, / e feliz seja em seu lar; / gozem todos de saúde / com modéstia e bem-estar.

São José, roga por nós / à Trindade que é um só Deus; / encaminha os nossos passos, / guia a todos para os céus.

 2. Salmo 62(63), 2-9 – Sede de Deus

 Ant. 1. Em vós está a fonte da vida! Aleluia.

– Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! * / Desde a aurora ansioso vos busco! / = A minh’alma tem sede de vós, † / minha carne também vos deseja, * / como terra sedenta e sem água!

– Venho, assim, contemplar-vos no templo, * / para ver vossa glória e poder. / – Vosso amor vale mais do que a vida: * / e por isso meus lábios vos louvam.

– Quero, pois, vos louvar pela vida * / e elevar para vós minhas mãos! / – A minh’alma será saciada, * / como em grande banquete de festa; / – canta a alegria em meus lábios, * / ao cantar para vós meu louvor!

– Penso em vós no meu leito, de noite, * / nas vilias suspiro por vós!  / – Para mim fostes sempre um socorro; * / de vossas asas à sombra eu exulto! / – Minha alma se agarra em vós; * / com poder vossa mão me sustenta.

 Glória. Ant. 1.

 3. Cântico Dn 3,57-88.56 – Louvor das criaturas ao Senhor

 Ant. 2. Enviastes, Senhor, vosso Espírito e tudo passou a existir. Aleluia.

Obras do Senhor, bendizei o Senhor, * / louvai-o e exaltai-o pelos culos sem fim! / – Céus do Senhor, bendizei o Senhor! * / Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!

   (R. Louvai-o e exaltai-o pelos culos sem fim!

ou R. A ele glória e louvor eternamente!)

Águas do alto céu, bendizei o Senhor! * / Potências do Senhor, bendizei o Senhor! / – Lua e sol, bendizei o Senhor! * / Astros e estrelas, bendizei o Senhor! – R.

Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! * / Brisas e ventos, bendizei o Senhor! / – Fogo e calor, bendizei o Senhor! * / Frio e ardor, bendizei o Senhor! – R.

– Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! * / Geada e frio, bendizei o Senhor! / – Gelos e neves, bendizei o Senhor! * / Noites e dias, bendizei o Senhor! – R.

Luzes e trevas, bendizei o Senhor! * / Raios e nuvens, bendizei o Senhor! / – Ilhas e terra, bendizei o Senhor! * / Louvai-o e exaltai-o pelos culos sem fim! – R.

Montes e colinas, bendizei o Senhor! * / Plantas da terra, bendizei o Senhor! / – Mares e rios, bendizei o Senhor! * / Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! – R.

– Baleias e peixes, bendizei o Senhor! * / Pássaros do céu, bendizei o Senhor! / – Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! * / Filhos dos homens, bendizei o Senhor! – R.

Filhos de Israel, bendizei o Senhor! * / Louvai-o e exaltai-o pelos culos sem fim! / – Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! * / Servos do Senhor, bendizei o Senhor! – R.

Almas dos justos, bendizei o Senhor! * / Santos e humildes, bendizei o Senhor! / – Jovens Misael, Ananias e Azarias, * / louvai-o e exaltai-o pelos culos sem fim! – R.

– Ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo * / louvemos e exaltemos pelos culos sem fim! / – Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! * / Sois digno de louvor e de glória eternamente! – R.

No fim deste cântico, não se diz: Glória ao Pai.

 Ant. 2.

 4. Salmo 149 – A alegria e o louvor dos santos

 Ant. 3. É Deus o grande rei de toda a terra: com arte celebrai os seus louvores! Aleluia.

 – Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * / e o seu louvor na assembleia dos fiéis! / – Alegre-se Israel em Quem o fez, * / e Sião se rejubile no seu Rei! / – Com danças glorifiquem o seu nome, * / toquem harpa e tambor em sua honra!

– Porque, de fato, o Senhor ama seu povo * / e coroa com vitória os seus humildes. / – Exultem os fiéis por sua glória, * / e cantando se levantem de seus leitos, / – com louvores do Senhor em sua boca * / e espadas de dois gumes em sua mão,

– para exercer sua vingança entre as nações * / e infligir o seu castigo entre os povos, / – colocando nas algemas os seus reis, * / e seus nobres entre ferros e correntes, / – para aplicar-lhes a sentença já escrita: * / Eis a glória para todos os seus santos.

Glória. Ant. 3.

 5. Leitura 2Sm 7,28-29

Senhor Deus, tu és Deus e tuas palavras são verdadeiras. Pois que fizeste esta bela promessa ao teu servo, abençoa, então, a casa do teu servo, para que ela permaneça para sempre na tua presença. Porque és tu, Senhor Deus, que falaste, e é graças à tua bênção que a casa do teu servo será abençoada para sempre.

6. Responsório breve

R. Fez dele o Senhor de sua casa. * Aleluia, aleluia. R. Fez dele.

V. E de todos os seus bens, o despenseiro. * Aleluia. Glória ao Pai. R. Fez dele.

 7. Cântico evangélico

Ant. Homem fiel e exemplar carpinteiro dedicado em sua vida de trabalho, São José é nosso modelo. Aleluia.

 8. Preces

Oremos humildemente ao Senhor, de quem procede toda perfeição e santidade dos justos; e digamos:

R. Santificai-nos, Senhor, segundo a vossa justiça!

 SENHOR Deus. Que chamastes os nossos pais na fé para caminharem na vossa presença com um coração perfeito, fazei que, seguindo os seus passos, alcancemos a perfeição de acordo com a vossa vontade. – R.

VÓS, que escolheste São José, homem justo, para cuidar de vosso Filho na infância e juventude, fazei que sirvamos em nossos irmãos e irmãs o Corpo místico de Cristo. – R.

VÓS, que destes a terra aos seres humano para que a povoassem e dominassem, ensinai-nos a trabalhar corajosamente neste mundo, buscando sempre a vossa glória. – R.

PAI de todos nós, lembrai-vos da obra de vossas mãos, e daí a todos trabalho e condições de vida digna. – R.

 (intenções livres)

 9. Pai nosso…

 10. Oração

Ó Deus, criador do universo, que destes aos homens a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e a proteção de São José, cumprir as nossas tarefas e alcançar os prêmios prometidos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Liturgia Diária das Horas

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.

Assinar