Liturgia Diária da PAULUS comemora 30 anos de história, missão e evangelização no Brasil | Paulus Editora

Notícias

15/01/2021

Liturgia Diária da PAULUS comemora 30 anos de história, missão e evangelização no Brasil

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





PAULUS Editora celebra o 30º aniversário da Liturgia Diária

Considerada uma das publicações mais importantes do catálogo de periódicos da PAULUS Editora, a Liturgia Diária comemora 30 anos de história de evangelização junto ao povo de Deus. Há três décadas, o periódico está presente no cotidiano de diversas comunidades, paróquias e dioceses de todo o território nacional. O subsídio contempla toda a caminhada litúrgica do mês e apresenta aos fiéis as leituras de cada dia, além de orações, preces, breves comentários dos santos, variedade de cantos litúrgicos e uma opção de círculo bíblico para cada domingo. A publicação também auxilia na preparação e realização das celebrações eucarísticas e da Palavra. Pode ser utilizada ainda para a oração e meditação pessoais.

De acordo com o paulino Pe. Nilo Luza, redator do periódico desde a sua origem, a Liturgia Diária foi a primeira deste segmento no Brasil, sendo assim, a pioneira no país. A inspiração surgiu com o religioso da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos Pe. Manoel da Conceição Quinta, que trouxe para o Brasil um exemplar da versão francesa do periódico. Logo após, os trabalhos começaram e a primeira edição brasileira foi impressa no início da década de 1990. Segundo Pe. Nilo, a publicação já passou por várias mudanças, tanto fisicamente quanto em seu conteúdo interno. A cada ano, ela é aperfeiçoada, ampliada e melhorada para atender melhor ao público e às necessidades da Igreja.

Com efeito, a Liturgia Diária se tornou conhecida em diversas partes do Brasil e é considerada uma companheira fundamental para a leitura bíblica diária e para a meditação pessoal. Segundo Alexandre Santana, revisor do periódico, atualmente ela está dividida em quatro partes. Na primeira, encontra-se toda a liturgia da missa, isto é, o rito da missa, desde a saudação, o ato penitencial, o glória, passando pelas propostas de orações eucarísticas, os prefácios e os textos fixos da liturgia da missa completa.

Na segunda parte, o leitor encontra a liturgia do mês. Para cada dia é apresentada a liturgia que está sendo celebrada, de acordo com o calendário litúrgico. A estrutura traz ainda, conforme orientação do Missal Romano, sugestões para a celebração, indicações das cores litúrgicas e os santos celebrados no dia. Há também antífonas, orações, preces, 1ª e 2ª leitura, salmo responsorial e o Evangelho do dia, seguindo até os ritos finais. A terceira parte, por sua vez, oferece ao leitor orações diversas e opções para as celebrações, como por exemplo: celebrações de exéquias, visita e comunhão aos doentes e idosos, e orientações para a celebração da Palavra. Por fim, a quarta parte apresenta os cantos litúrgicos indicados para o mês.

Atualmente, a Liturgia Diária é publicada em quatro cores, com um novo design, um projeto gráfico diferenciado e em dois tamanhos: o tradicional e o formato maior, com letra grande. Outra novidade é a presença da liturgia completa aos domingos, sem que seja necessário voltar ou avançar páginas durante a celebração, algo que era solicitado pelas comunidades que utilizam o periódico.

É importante ressaltar que, ao longo desses 30 anos, a Liturgia Diária ganhou cada vez mais assinantes, que contam com a publicação para melhor celebrar a Palavra de Deus. Assim, a PAULUS segue com a missão de evangelizar e garantir que mais pessoas conheçam e celebrem, com amor e sabedoria, a Palavra de Deus. Atualmente a Liturgia Diária da PAULUS chega em todo território brasileiro, as assinaturas são realizadas nos telefones: (11) 3789-4000 (Grande São Paulo) / 0800 0 16 40 11 (outras localidades), ou via e-mail em:  [email protected] Saiba mais!