Liturgia Diária
24 – SEGUNDA-FEIRA

Indicar a um amigo:





25ª SEMANA COMUM

(verde – ofício do dia)

A fé habita o coração íntegro, sempre disponível para levar adiante o aprendizado adquirido na vivência da Palavra. Sejamos uma comunidade que manifeste a luz do Senhor.

Primeira Leitura: Provérbios 3,27-34

Leitura do livro dos Provérbios – Meu filho, 27não recuses um favor a quem dele necessita se tu podes fazê-lo. 28Não digas ao próximo: “Vai embora, volta amanhã, então te darei”, quando podes dar logo! 29Não trames o mal contra o próximo quando ele vive contigo cheio de confiança. 30Não abras processo contra alguém sem motivo, se não te fez mal algum! 31Não invejes o homem violento e não escolhas nenhum de seus caminhos, 32porque o Senhor detesta o perverso, mas reserva sua amizade aos íntegros. 33O Senhor amaldiçoa a casa do ímpio, mas abençoa a morada dos justos. 34Ele zomba dos zombadores, mas concede o seu favor aos humildes. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 14(15)

O justo habitará no monte santo do Senhor.

  1. “Senhor, quem entrará em vossa casa?” † Aquele que caminha sem pecado / e pratica a justiça fielmente; / que pensa a verdade no seu íntimo / e não solta em calúnias sua língua. – R.
  2. Que em nada prejudica o seu irmão / nem cobre de insultos seu vizinho; / que não dá valor algum ao homem ímpio, / mas honra os que respeitam o Senhor. – R.
  3. Não empresta o seu dinheiro com usura † nem se deixa subornar contra o inocente. / Jamais vacilará quem vive assim! – R.
Evangelho: Lucas 8,16-18

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa será dado ainda mais; e àquele que não tem será tirado até mesmo o que ele pensa ter”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

A Palavra de Deus, diz o salmista, “é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” (Sl 119,105). O profeta Isaías reforça esse conceito: “O próprio Senhor será para você uma luz permanente” (Is 60,20). Com a explicação da parábola do semeador, os discípulos ficaram iluminados. Não devem guardar para si o ensinamento, mas comunicá-lo aos outros. É importante que essa “luz” ilumine “todos os que estão na casa” (Mt 5,15). Recado válido para os cristãos de todos os tempos e lugares, já que “a Palavra de Deus não está algemada” (1Tm 2,9). Não basta ouvir de modo superficial a Palavra; será uma riqueza desperdiçada. Cumpre-nos ouvi-la ativamente. Quanto mais a pessoa se entrega a Deus sem cálculos, tanto mais Deus se manifesta a ela sem medida.

(Dia a dia com o Evangelho 2018 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)


Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar