Lançamento do livro O Cristo Pantocrator, de Wilma Steagall, reúne grande público, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis em SP. | Paulus Editora

Notícias

15/12/2017

Lançamento do livro O Cristo Pantocrator, de Wilma Steagall, reúne grande público, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis em SP.

Por Imprensa

Noite de autógrafos e encontros marcam o lançamento da autora Wilma Steagall.

Na noite desta quarta-feira (13/12), a PAULUS Editora, em parceria com a Livraria da Vila, realizou o lançamento do livro O Cristo Pantocrator – Da origem às igrejas no Brasil, na obra de Cláudio Pastro, escrito pela professora e doutora em Ciências da Religião Wilma Steagall De Tommaso.

O evento reuniu, no espaço da livraria, mais de cem pessoas, entre as quais muitos convidados especiais, como religiosos, pesquisadores, estudiosos, professores e alunos do Curso de Extensão Os Virtuosos do Invisível, administrado pela autora na PUC-SP, além de diversos interessados em história da arte.

De acordo com a autora, o livro nasceu de sua pesquisa de doutorado sobre o ícone bizantino do Cristo Pantocrator. Segundo ela, com o projeto já adiantado ela resolveu pesquisar o Cristo Pantocrator que surgia no Brasil, na obra do artista sacro Cláudio Pastro.

Na ocasião, precisamente em 2011, Pastro concedeu varias entrevistas à autora, falando de suas fontes e dos motivos que o levaram a corajosamente colocar o Pantocrator nos santuários das igrejas do Brasil, e também de outros países, quando essa imagem do Cristo em sua glória ainda era desconhecida. No livro, é possível percorrer 2000 anos da história da arte da Igreja, desde as catacumbas ao século XXI.

Segundo Wilma, o livro destina-se a todas as pessoas que gostam de arte e se encantam com o que é belo. E também àqueles que querem entender por que a Igreja permite imagens, qual o critério e os fatos importantes relativos a esse uso, ou seja, qual é a história (da permissão) da representação iconográfica do Deus cristão na Igreja.
Quando questionada sobre o porquê da escolha do tema, ela ressalta: “Há muito gosto da arte dos ícones bizantinos. Em viagens conheci Cristo Pantocrator em mosaico e aqui no Brasil, na obra de Cláudio Pastro. E, depois, também porque o tema me escolheu”.

Para o apresentador da obra, padre Valeriano, o livro é uma das obras mais fantásticas já publicadas no Brasil: “O livro apresenta a dimensão científica da pesquisa. A Wilma se mostrou uma grande pesquisadora; ela construiu uma linguagem que todos podem ler com facilidade, apresentando o cerne da nossa fé que é o Cristo, aquele que se humanizou e passou por nossas dificuldades, inclusive pelas dores que culminaram na Cruz, mas que ressuscita gloriosamente e se torna o nosso interlocutor; temos a possibilidade de fazer uma relação com o Pantocrator todo poderoso retratado pelo Pastro e explicado didaticamente na obra”, afirma.

Segundo o aluno João Carvalho Sá, a autora articulou o livro com muito empenho e traz muito dos seus conhecimentos, pesquisas e vivências pelo mundo. “É com grande satisfação que participo desse lançamento e indico a obra para todos, primeiro em função dela ter tido uma diretriz de um grande artista brasileiro, chamado Cláudio Pastro, e segundo porque ela não fala apenas da vivência dela, mas está validando algo que é legitimado pelo maior artista contemporâneo de arte sacra, tanto que podemos contemplar os seus trabalhos no ícone do Cristo Pantocrator e na basílica de Aparecida”, finaliza.

A convidada Luthe Fava também fez questão de prestigiar o evento. “A Wilma possui um conhecimento muito profundo sobre a arte; na obra, ela traz não somente a didática, mas também uma visão crítica da arte, com o que temos muito a aprender”, comenta.

“Fui aluno da Wilma e vim prestigiar o lançamento; a obra está riquíssima, passeia pela história cristã para falar do Cristo Pantocrator; além disso, ela destaca o saudoso Cláudio Pastro como o 1º artista sacro brasileiro. Acredito que o artista plástico se preocupa subjetivamente em mostrar o que faz. Já o artista sacro está a serviço do mistério de Deus”, afirma o ex-aluno da autora, Martinho Vagner.

Wilma Steagall De Tommaso é doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Membro-pesquisadora da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). Participa do Núcleo de Estudos em Mística e Santidade da PUC-SP (NEMES/PUC-SP), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé. Professora convidada da PUC-SP/COGEAE. Professora do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Palestrante e escritora especializada em Arte Sacra. Capítulos publicados em livros: “A arte mural nas catacumbas cristãs” e “Arte sacra no Oriente: estilo bizantino”.