Lançamento da obra Paróquia renovada na ExpoCatólica, em São Paulo | Paulus Editora

Notícias

12/06/2017

Lançamento da obra Paróquia renovada na ExpoCatólica, em São Paulo

Por Imprensa

O bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), Dom Edson Oriolo, esteve presente na  ExpoCatólica para o lançamento de seu novo livro: Paróquia renovada: sinal de esperança.

Na última sexta-feira (9), a PAULUS Editora, em parceria com Edições Loyola, realizou o lançamento do livro Paróquia renovada: sinal de esperança, escrito por Dom Edson Oriolo. O lançamento aconteceu na ExpoCatólica, uma feira que reúne empresas de todo o Brasil, voltada para o segmento religioso. O evento contou com a presença de muitos participantes, entre religiosos, religiosas, padres, seminaristas e lideranças comunitárias.

O livro aborda o desafio de anunciar o Evangelho no mundo atual, refletindo sobre a “paróquia”. O autor demonstra que as “células vivas” em que consistem as paróquias e que compõem a Igreja Particular continuam sendo a forma primordial da presença da Igreja, instrumento de evangelização e lugar de discipulado e vivência missionária da fé.

De acordo com dom Oriolo, a obra oferece uma chave de leitura para fazer da comunidade eclesial uma Igreja em saída. Segundo ele, a paróquia é uma instituição em que há muitos questionamentos. Alguns teólogos e especialistas afirmam que a paróquia é uma instituição falida; outros, que é preciso revitalizá-la.

Para o autor, partindo da argumentação do Beato Paulo VI, a paróquia é uma instituição antiga, que remonta ao século IV, mas, por outro lado, é algo novo. “As pessoas buscam a paróquia para fazer a experiência do encontro com Cristo, por meio das comunidades. Dessa forma, a preocupação maior deste livro é mostrar que a paróquia é um caminho para que as pessoas possam fazer a experiência do encontro com Jesus”, afirma.

Dom Edson ressalta que é preciso reorganizar e revitalizar a estrutura da “paróquia”. Com esse objetivo, o livro apresenta cinco capítulos, que trazem, entre outras, reflexões sobre a estrutura paroquial, a revitalização das paróquias, a paróquia como local de transmissão da fé, a paróquia e a nova evangelização.

“Trago um pouco da minha experiência, mostrando que nós devemos ser ousados nas atividades de evangelização, para que possamos conhecer a realidade, conhecer as pessoas da contemporaneidade. O livro é destinado aos responsáveis das paróquias, que são os formadores de opinião, como também aos que frequentam as comunidades, os fiéis e os ministros ordenados, os sacerdotes comuns e sacerdotes ministeriais. Espero que o livro sirva como uma chave de leitura, para que as pessoas possam se aproximar dessa instituição e valorizá-la, a fim de oxigenar a vida paroquial”, ressaltou.