Lançamento da obra Direitos do coração na Livraria Cultura, em SP | Paulus Editora

Notícias

09/03/2016

Lançamento da obra Direitos do coração na Livraria Cultura, em SP

Por Imprensa

O evento contou com a presença do filósofo e teólogo Leonardo Boff

leonardo_boff

Na noite da última terça-feira (08/03), a PAULUS Editora, em parceria com a Livraria Cultura, realizou o lançamento do livro Direitos do coração: como reverdecer o deserto, escrito pelo teólogo e filósofo Leonardo Boff. O evento aconteceu no espaço da livraria Cultura do Conjunto Nacional –Teatro Eva Herz, na Av. Paulista, no bairro da Bela Vista, em São Paulo (SP).

Apesar da grande movimentação na região e das manifestações ligadas ao Dia Internacional da Mulher, o evento reuniu cerca de 100 pessoas, entre elas o secretário de Direitos Humanos e Cidadania do Estado de São Paulo Eduardo Suplicy.

O anfitrião da noite, Leonardo Boff, abriu o evento destacando a importância do dia da Mulher e falou dos atributos e virtudes que Maria, a Mãe de Jesus, deixou como exemplo para todas as mulheres. Partindo para o seu novo lançamento, Leonardo Boff relatou que o livro Direitos do coração nasceu dos muitos pedidos dos leitores sobre temas existenciais, como o amor, a ternura, sentimentos que afetam o coração humano.

Para ele, os seres humanos necessitam desses alimentos para a vida espiritual do dia a dia. A obra aborda o resgate da razão sensível, a razão cordial emocional para cuidar da urgente questão da crise ecológica e do aquecimento global. Segundo Boff, é preciso atentar para o cuidado com a nossa “Casa Comum”, o planeta Terra, que vem sendo ameaçado e crucificado pela cultura materialista e pelos interesses econômicos.

Boff afirma que vivemos uma cultura cruel e sem piedade, que descarta a inteligência cordial. O autor citou o próprio Papa Francisco, que, em sua encíclica Laudato Si’, sobre degradação ambiental e as alterações climáticas, diz que essa cultura não sabe mais chorar.

Para o filósofo, a ética do cuidado é fundamental para o discurso ecológico. É preciso resgatar nas pessoas a direção do coração para preservar o meio ambiente. Boff falou da importância da ecologia para a sobrevivência do homem e das próximas gerações. Neste contexto, a obra de Leonardo Boff anuncia conceitos para se alcançar um modo de vida mais sustentável em meio à crise ecológica. O autor abriu espaço para perguntas e finalizou o evento com a sessão de autógrafos.
“Somos seres de afeto e o coração é a sede do mundo da excelência, dos valores, da amizade e do amor” (Leonardo Boff).