Karla Maria recebe prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa por “Vida nos Trilhos”, história que compõe o livro Mulheres extraordinárias | Paulus Editora

Notícias

06/04/2017

Karla Maria recebe prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa por “Vida nos Trilhos”, história que compõe o livro Mulheres extraordinárias

Por Imprensa

A reportagem vencedora fala sobre os impactos da exploração e do escoamento de minério na Serra dos Carajás até o porto em São Luís.

(Crédito: AFIPE)

“A exploração de minério de ferro equivale a 4% de todo o minério comercializado no planeta.”

A matéria “Vida nos Trilhos” foi uma aposta da Associação Católica de Comunicação (Signis), que percebeu a necessidade de denunciar a realidade de um povo simples, sem voz e força suficientes para enfrentar quem tem dinheiro e poder. Foram oito dias no interior do Maranhão apurando a realidade de pescadores, quilombolas, professores, crianças, donas de casa e de toda a gente que vive às margens da Estrada de Ferro Carajás, convivendo há décadas com os impactos que a exploração e o escoamento de minério na Serra dos Carajás até o porto em São Luís têm causado.

A reportagem foi publicada por diversos meios de comunicação e ganhou um espaço especial no livro Mulheres extraordinárias – aqui, com o título “Vida Fora dos Trilhos”. Sem corte de edição, Karla Maria pôde detalhar as histórias daqueles que partilham a expectativa de um futuro incerto: os que vivem com as casas rachadas; os que já pescaram peixes com as mãos e, agora, sofrem com a falta deles; os que lidam com o desafio de atravessar os trilhos de um trem que já matou e feriu o corpo e a dignidade de muitos; os indígenas e os quilombolas, com suas terras cortadas por obras.

“Este prêmio é, portanto, nosso, de muita gente que acredita na função do jornalismo de formar e informar as pessoas, para o bem de uma sociedade mais justa e democrática. Eu o dedico aos homens e mulheres que resistem, no Maranhão e no Pará, aos desmandos de grandes empresas que desrespeitam legislações ambientais e os direitos humanos, em detrimento de um desenvolvimento econômico insustentável”, finaliza Karla Maria.

A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no dia 31 de março, no Cineteatro Afipe, em Trindade, Goiás.

(Fotos para divulgação: AFIPE).