Notícias

06/11/2020

Instituto Humanitas Unisinos publica estudo sobre o livro “Diocesaneidade, esponsabilidade e incardinação”

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





A obra “Diocesaneidade, esponsabilidade e incardinação”, lançada pela PAULUS Editora está entre as dicas de reflexão do Instituto Unisinus, instituição de referência nos estudos teológicos. O instituto apresenta um artigo escrito por Eliseu Wisniewski, presbítero da Congregação da Missão (padres vicentinos) Província do Sul, mestre e doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e professor na Faculdade Vicentina (FAVI), sobre a obra em questão.

No estudo da publicação, Eliseu Wisniewski enfatiza que a reflexão proposta na obra organizada pelos padres diocesanos Humberto Robson de Carvalho, Edson Pereira e Eduardo da Costa, segue de encontro com as perspectivas do Concílio Vaticano II (1962-1965), que trouxe diversas mudanças eclesiológicas e continua a orientar a Igreja do século XXI. Entre as mudanças apontadas na obra e pelo teólogo está a redescoberta da diocesaneidade da Igreja, o deslocamento da Igreja universal para a valorização da universalidade realizada nas Igrejas locais, isto é da diocese como “porção” e não como “parte” do povo de Deus, assim como orienta a Igreja.

Neste livro, os autores apresentam uma abordagem sobre o caráter relacional entre Jesus, o presbítero e a Igreja, que define e configura a pessoa e o ministério do padre. Os autores traduzem essa relação no âmbito da diocesaneidade que reúne a pessoa do presbítero, o território onde se materializa a comunidade eclesial, o povo de Deus a quem o padre diocesano serve, o bispo e os demais irmãos de presbitério, para viver o segmento de Cristo, o serviço do Reino, a experiência de Igreja e a fraternidade presbiterial. Confira o AQUI o artigo sobre o livro.

Link:

http://www.ihu.unisinos.br/604376-diocesaneidade-esponsabilidade-e-incardinacao

Humberto Robson de Carvalho pertence ao clero diocesano da arquidiocese de São Paulo (pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, região episcopal Santana). É mestre em Educação, especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia, graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia, e coordenador dos cursos de pós graduação em Catequese e Espiritualidade no Centro Universitário Salesiano de São Paulo, autor de diversos títulos da PAULUS.

Edson Pereira pertence ao clero da diocese de Cachoeira do Sul (pároco da paróquia São José, em Cachoeira do Sul-RS). É mestre em Teologia, especialista em Formação Humana, graduado em Filosofia, Teologia e Administração de empresas. Psicólogo clínico e organizacional, coordenador diocesano de pastoral e assessor eclesiástico da Pastoral Familiar do Regional Sul 3/RS, foi reitor do seminário maior Maria Mãe Redentor.

Eduardo da Costa pertence ao clero da diocese de Joinville-SC. É mestre em Direito Canônico e em Filosofia. Graduado em Teologia e Filosofia, atualmente é professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Santa Catarina e vigário judicial e presidente do Tribunal Diocesano Eclesiástico da diocese de Joinville.