26ª Bienal Internacional de São Paulo celebra esperado reencontro com o público | Paulus Editora

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11/07/2022

26ª Bienal Internacional de São Paulo celebra esperado reencontro com o público

Por Imprensa

Com muita alegria e sentimento de dever cumprido, a PAULUS Editora encerrou neste domingo (10/07) sua participação na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que aconteceu entre os dias 2 e 10 de julho no Expo Center Norte, na capital paulista. Segundo a organização do evento, 660 mil pessoas visitaram o local nos nove dias de Bienal, um dos recordes de público.

Reunindo cerca de 500 selos editoriais, que ocuparam os 65 mil m² disponíveis, 182 expositores proporcionaram lançamentos, encontros com autores, influenciadores e profissionais do ramo. Localizado na rua J, o estande da PAULUS Editora recebeu centenas de pessoas passaram pelo local para visitar, conhecer as novidades e aproveitar as promoções – que chegaram a 40% de desconto. Entre os destaques, estavam as coleções “Patrística”, “Clássicos do Cristianismo”, “Amor e psique”, “Terapia” e “Terapia Infantil”, além das obras infantis, infantojuvenis, Bíblias e o amplo catálogo da Editora. Entre os visitantes, destaca-se a presença de autores da PAULUS, como Andréa Avelar, André Luís Oliveira, César Obeid, Christopher Marques, Karla Maria, Kátia Chiaradia, Nireuda Longobardi, Marco Haurélio, entre outros. 

Ao final da Bienal, o saldo para a equipe da Editora PAULUS que esteve envolvida em todo o processo foi muito positivo. Para Pe. Jakson Ferreira de Alencar, diretor de Difusão da PAULUS, o público respondeu muito bem ao evento. Após a pausa dos grandes eventos presenciais por conta da pandemia, era esperado que muitas pessoas comparecessem para, de fato, celebrar este reencontro com os leitores. Segundo ele, a 26ª edição do evento contou com este apoio por parte dos visitantes.

Dílvia Ludvichak, Pe. Jakson Ferreira de Alencar e Núbia Almeida

Segundo Dílvia Ludvichak, autora e editora assistente da PAULUS, o sentimento experimentado foi de esperança. “O mercado editorial foi muito afetado pela pandemia – a cadeia do livro como um todo. Nesta edição, sentimos a ausência de grandes selos que fecharam por conta da pandemia. Em quem está presente, há um sentimento de esperança, para que consigam se reerguer após este período e que aconteçam coisas boas, como o reaquecimento do mercado”, relata Dílvia.

Para o colaborador Leonardo Silas da Silva, de Florianópolis (SC), a Bienal surpreendeu pela presença do público jovem e por perceber que mesmo depois da pandemia, com o aumento da adesão aos livros digitais, os leitores não abandonaram os livros de papel. “Desde o primeiro dia, vimos muitos jovens, muitas pessoas sedentas por ver e tocar o livro físico. Nesse sentido, é muito positivo porque só reafirma o que presenciamos em outros eventos do setor”, constata. Para ele, o catálogo da PAULUS, a começar pelos livros infantis, oferece muitas possibilidades, seja dos pais ou dos educadores, para trabalhar valores humanos como amizade, empatia, solidariedade, cuidado com o próximo e o meio ambiente, além de toda parte da Filosofia, Comunicação, Ciências Sociais, entre outros, que estimulam a consciência crítica. 

Moradora de Osasco, município localizado na Grande São Paulo, Paula Freitas esteve na Bienal neste domingo (10), acompanhada de seu filho e amigos. Ela aproveitou a visita para passar pelo estande da PAULUS Editora e adquirir livros de catequese para sua comunidade. Segundo ela, a PAULUS oferece grande variedade de conteúdo catequético, além do valor acessível, que para ela é um diferencial. 

PAULUS Livrarias representadas entre os colaboradores

Durante todos os dias de Bienal, o público que esteve presente no estande da PAULUS contou com o atendimento de diversos colaboradores, vindos de diferentes Livrarias PAULUS de todo o país. Para Núbia Almeida, assessora de Direção da PAULUS Editora, ao reunir colaboradores de outros Estados, a PAULUS promove a integração de seu quadro de funcionários, além de dar oportunidade para que eles possam presenciar o maior evento do segmento editorial do país. Segundo Leonardo Silas da Silva, foi interessante participar da Bienal de São Paulo e compreendê-la como um evento cultural de forma geral, não somente literário.

Colaboradores Guilherme Espíndola de Oliveira e Leonardo Silas da Silva

De acordo com Guilherme Espíndola de Oliveira, gerente da PAULUS Livraria de Campo Grande (MS), estar presente na Bienal foi fundamental para entender a dimensão e a importância que a leitura ocupa na vida das pessoas, principalmente para o público paulistano. “Num mercado tão competitivo, como é o mercado editorial, onde há tantas coisas acontecendo simultâneamente, entendemos que o livro ainda é algo muito querido pelo público brasileiro – que se esforça para acompanhar as tendências. Para ele, outro fator positivo foi o reencontro com colegas de trabalho, diante da experiência de estarem juntos neste processo. “Vi que na PAULUS, em todo país, temos pessoas muito capacitadas para desenvolver este ofício, colaboradores que amam o que fazem, são comprometidos e disponíveis”, ressaltou Guilherme.