“Gastar a sola do sapato”, o pedido do Papa para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais | Paulus Editora

Notícias

14/05/2021

“Gastar a sola do sapato”, o pedido do Papa para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No próximo domingo (16), na Solenidade da Ascensão do Senhor, a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Neste ano, a mensagem do Papa para a data foi intitulada: “‘Vem e verás’” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

No texto, o Papa Francisco cita a preocupação com a comunicação feita a partir das redações, sem gastar a sola do sapato. “Todo o instrumento só é útil e válido se nos impele a ir e ver coisas que, de contrário, não chegaríamos a saber, se coloca em rede conhecimentos que de contrário não circulariam, se consente encontro que de contrário não teriam lugar”, explica o Pontífice.

Em seguida, Francisco recorda a experiência pessoal dos discípulos com Jesus. “O método ‘vem e verás’ é o mais simples para se conhecer uma realidade; é a verificação mais honesta de qualquer anúncio, porque, para conhecer, é preciso encontrar, permitir à pessoa que tenho à minha frente que me fale, deixar que o seu testemunho chegue até mim”, explica.

Na mensagem, o Papa salienta que apesar do avanço da tecnologia, nada supera o encontro pessoal. “Todos os instrumentos são importantes, e aquele grande comunicador que se chamava Paulo de Tarso ter-se-ia certamente servido do e-mail e das mensagens eletrônicas; mas foram a sua fé, esperança e caridade que impressionaram os contemporâneos que o ouviram pregar e tiveram a sorte de passar algum tempo com ele, de o ver durante uma assembleia ou numa conversa pessoal”, explica o Pontífice.

Confira na íntegra a mensagem do Papa.

Ainda no âmbito da comunicação, a PAULUS Editora lança a coleção Ecclesia Digitalis, que visa oferecer sugestões e subsídios pastorais (especialmente no âmbito da pastoral da comunicação) que favoreçam a vivência da fé e a adaptação da vida eclesial na cultura da comunicação e no ambiente digital. A coleção indica percursos para auxiliar a “assembleia reunida no ambiente digital”, em contínua interação com a realidade material e analógica, e a realidade virtual e interativa, a viver e testemunhar Cristo e o seu Evangelho de forma sempre mais intensa e significativa. Saiba mais.