Formação discute a importância do ministério diaconal para a Igreja | Paulus Editora

Notícias

15/08/2018

Formação discute a importância do ministério diaconal para a Igreja

Por Imprensa

Ocorreu no sábado (11), o curso “Ser Diácono: O ministério diaconal na Igreja”, promovido pela PAULUS Livraria de Belo Horizonte. A formação contou com a presença de seminaristas, diáconos transitórios e permanentes, além de interessados no tema.

Para melhor compreender o diaconato e seu papel dentro da Igreja, Dom Edson José Oriolo, bispo auxiliar de Belo Horizonte, fez uma apresentação da origem do diácono, mostrando suas raízes bíblicas e seu desenvolvimento ao longo da história da Igreja.

A origem dos primeiros diáconos se dá no capítulo seis do livro do Ato dos Apóstolos. Conforme o passar dos anos, o ministério diaconal foi ganhando maior relevância. Seguindo a tradição das primeiras comunidades, à Igreja segue o rito de ordenação por imposição das mãos e a oração realizada pelo bispo.

Por meio da ordenação diaconal, o candidato não é ordenado para o sacerdócio, mas para o serviço. De acordo com a Lumen Gentium, eles estão aptos a “administrar o Batismo, conservar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar – em nome da Igreja – aos Matrimônios, levar o viático aos moribundos, ler a Sagrada Escritura aos fiéis, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e as orações dos fiéis, administrar os sacramentos e presidir aos ritos dos funerais e da sepultura.