Festa de Nossa Senhora do Rosário reúne fé e cultura na Bahia | Paulus Editora

Notícias

09/10/2017

Festa de Nossa Senhora do Rosário reúne fé e cultura na Bahia

Por Imprensa

Entre os dias 5 e 8 de outubro, a PAULUS Livraria de Salvador participou da Festa em Honra a Nossa Senhora do Rosário. As comemorações aconteceram na cidade histórica de Cachoeira, no recôncavo baiano.

Uma das principais atrações dos festejos é a tradicional feira do livro, que acontece nas dependências da Igreja Matriz. Apoiadora do evento, a PAULUS levou para a feira todo o catálogo da editora, disponibilizando diversos livros nas áreas de Teologia, Filosofia, Infantojuvenil, Comunicação, Bíblico, Psicologia e muitos outros.

Situada às margens do Rio Paraguaçu, a cidade de Cachoeira foi fundada no século XVI por Diogo Álvares Correia. O vilarejo começou a ter uma crescente presença portuguesa quando lá implantaram um engenho de açúcar, pertencente à família Adorno. Junto ao engenho foi construída uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário.

Esse foi o ponto de partida para a grande devoção a Senhora do Rosário. Atualmente a festa é uma das mais importantes do calendário católico baiano. A cidade histórica reúne o mais importante acervo arquitetônico barroco do estado, depois de Salvador.

A festa de Nossa Senhora do Rosário tem sua origem no século XVI. Com a ameaça mulçumana dos turcos otomanos, que já haviam conquistado Constantinopla em 1476 e se preparavam para dominar a Europa, o Papa Pio V pediu ao príncipe João da Áustria para enfrentar o inimigo da Igreja.

A história relata que número de cristãos era bem menor que o de soldados do exército otomano, que levavam o título de invencíveis. São Pio V havia abençoado os escudos dos exércitos cristãos e pediu a todos que suplicassem, por meio do rosário, a proteção de Nossa Senhora.

No dia 7 de outubro de 1571 aconteceu a batalha de Lepento na Grécia, vencida pelos cristãos. A vitória foi atribuída a Nossa Senhora do Rosário. Por isso, o Papa consagrou o dia a Nossa Senhora das Vitórias, ou do Santo Rosário.

Pio V acrescentou à ladainha da Santíssima Virgem uma invocação suplementar: “Socorro dos cristãos, rogai por nós”. Posteriormente, o Papa Gregório XIII instituiu a festa do Rosário a cada primeiro domingo do mês de outubro em todas as igrejas.