Falece, aos 80 anos, o autor jesuíta Pe. Johan Konings | Paulus Editora

Notícias

23/05/2022

Falece, aos 80 anos, o autor jesuíta Pe. Johan Konings

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





A Província dos Jesuítas do Brasil comunicou em nota, no último sábado (21), o falecimento do Pe. Johan Maria Herman Jozef Konings, SJ, em Belo Horizonte (MG), aos 80 anos de idade. Ele estava internado no Hospital Madre Teresa, na capital mineira, em decorrência de um aneurisma cerebral ocorrido na madrugada do dia 20 de maio.

Sempre dedicado e perseverante no estudo e anúncio da Palavra de Deus, Pe. Johan Konings viveu decididamente sua vocação religiosa — foram 56 anos de sacerdócio e 37 anos de Companhia de Jesus. Além de suas contribuições como professor no campo bíblico, é lembrado como um grande  exegeta de renome internacional.

O sacerdote nasceu na Bélgica, em 4 de setembro de 1941. No ano de 1958, iniciou seus estudos seminarísticos em seu país, onde formou-se em Filosofia e Teologia na Universidade Católica de Lovaina entre 1958 a 1965, ano em que recebeu a ordenação presbiteral.

Além de sua inclinação inicial para a Filosofia, Pe. Konings especializou-se em Filosofia Oriental, optando em seguida pela exegese bíblica. Ao longo de sua caminhada, ele obteve títulos de mestrado em “Filologia Bíblica” no ano de 1967 e, em 1972, defendeu sua tese doutoral sobre o Evangelho de João.

Chegou ao Brasil em 1972, onde trabalhou por muitos anos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), no Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo (RS) e na PUC-RJ. Na mesma época, trabalhou junto aos jovens universitários, onde foi assessor de uma das iniciativas da pastoral universitária vigentes no Brasil, o Movimento Cristão Universitário (MCU).

Em 12 de fevereiro de 1985, iniciou o noviciado na Companhia de Jesus, localizado em Cascavel (PR). Após os votos, foi destinado para Belo Horizonte onde exerceu suas atividades na FAJE como diretor, reitor e professor. Realizou seus votos finais em 30 de abril de 1996, onde permaneceu oficialmente na Companhia de Jesus.

Passando por diversas editoras católicas do Brasil, o sacerdote trouxe grandes contribuições para a Igreja, de modo especial, por sua competência no ensino sobre o Evangelho de João. Também atuou em grandes projetos bíblicos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Pela PAULUS Editora, lançou em parceria com o professor Pe. Francisco Taborda as obras da coleção: “Celebrar o dia do Senhor”, volumes do I ao IV. Nesta coleção, Pe. Johan Konings trouxe aos leitores múltiplas reflexões meditativas sobre a Palavra de Deus dominical celebrada em todo ano litúrgico.

Pe. Johan Konings foi sepultado no domingo (22), no Cemitério Parque Bosque da Esperança, em Belo Horizonte (BH). A PAULUS Editora presta as sinceras condolências e se une aos familiares, aos jesuítas, amigos, alunos e todos que conviveram de perto com o padre Johan Konings, grande propagador da Palavra de Deus e semeador do Reino.