Faleceu nesta sexta-feira (09), a autora, escritora, professora e poetisa potiguar Salizete Freire Soares. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), a morte foi em decorrência de causas naturais.
Salizete era formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); especialista em Literatura Infantil e Juvenil, amante da poesia e das letras. A autora começou sua carreira como professora da rede pública de ensino em 1985 e ficou conhecida na área educacional pela forma dedicada ao ensino em sala de aula e, por sempre acreditar na educação pública e de qualidade.
Atuou como professora formadora do Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy por cinco anos e do curso de Pedagogia da UFRN. Também foi coordenadora do programa de Livro Didático da Secretaria de Estadual de Educação e do Programa Agentes de Leitura do Rio Grande do Norte e membro do Conselho Estadual de Educação do Estado.
Em 2012, a autora concorreu ao Prêmio Jabuti na categoria infantil, com a obra “Mundo pra que te quero”. É autora de diversos livros, que povoam até hoje o imaginário de pequenos e grandes leitores. Em suas publicações, a poetisa abordava temas do cotidiano, onde seus personagens eram crianças que passavam para a fase adulta, personagens repletos de sonhos, afetos e sentimentos diversos. A autora também falava em suas histórias sobre o tema da morte e dos clássicos da Literatura Infantil.
Pela PAULUS Editora, publicou as obras: “A idade da poesia” (2017), livro poético do catálogo da Infantil da editora que convida crianças e adultos a adentrarem no universo dos sonhos. E o livro “O Menino pensador” (2016), uma narrativa poética sobre um menino inquieto, que gosta de pensar e refletir sobre as coisas da vida.
A PAULUS Editora presta suas sinceras condolências aos familiares, amigos e a todos que conviveram e conheceram de perto o trabalho e legado de Salizete Freire Soares. Gratidão por seus escritos, ensinamentos e encantamentos. Hoje, o céu se abre para receber uma grande poetisa e escritora. Que Deus em sua infinita misericórdia conforte o coração de todos.