Exortação Gaudate et exsultate: sobre o chamado à santidade é tema de estudo na livraria de Aracaju | Paulus Editora

Notícias

30/05/2018

Exortação Gaudate et exsultate: sobre o chamado à santidade é tema de estudo na livraria de Aracaju

Por Imprensa

No último sábado (26), dezenas de pessoas, entre padres, leigos e interessados participaram do curso sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco – Gaudate et exsultate: sobre o chamado à santidade no mundo atual.

O Pe. José Genivaldo Garcia, professor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição e pároco da Igreja Bom Jesus dos Navegantes, em Aracaju (SE), auxiliou os participantes a iniciarem os estudos e a compreenderem a exortação apostólica do Papa Francisco.

A nova exortação Gaudete et exsultare (Alegrai-vos e exultai) foi apresentada pelo Vaticano no início de abril. O documento reflete sobre o chamado a santidade no mundo atual. O volume é organizado em cinco capítulos, e agrupa-se a outras duas Exortações Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho), em 2013; e Amoris Laetitia (A Alegria do Amor), em 2016.

No documento, o pontífice afirma que a santidade deve ser expandida a todos, pois trata-se de um chamado universal. A partir dessa afirmação surgem diversas dúvidas entre elas: como ser santo em um mundo com tantos desafios? A correria do dia a dia permitiria um caminho de santidade? Como é possível pensar neste caminho se a pessoa não é religiosa? Essas e outras perguntas, Francisco responde ao longo da exortação.

Em linguagem simples e de fácil compreensão o papa apresenta ao leitor exemplos reais do caminho à santidade, e que para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso.